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A negra esbanja sensualidade na passarela da alegria. É a mistura de cor, raça e ritmos, sem distinção de raça, religião ou cor.
Todo mundo canta, pula e dança na folia elétrica e eclética. O Carnaval se mistura entre versos, poemas e crônicas...
A valorização da riqueza cultural afro-brasileira é expressa no Carnaval celebrando a diversidade e negritude entre Blocos e Escolas de Samba. A negritude é o Carnaval: "o chão dessa arte segue protagonizado pela comunidade negra." (1)
afinal quem nós somos?
Em pleno século XVII os negros, índios e brancos marginalizados construíram dentro do Estado Brasileiro a sua alternativa social despida de preconceitos de cor e de raça: NEGRO, NEGRA, HOMEM NEGRO, CRIOULA. Afinal quem nós Somos? SOMOS BRASILEIROS, continuação aqui.
recôncavo de pretéritos e perfeitos
Recôncavo! Do doce sumo da cana e do odor robusto do tabaco, amarga sina para os escravos de engenhos, ao viscoso ouro negro, petróleo. O Recôncavo baiano sempre esteve infundido não só no mundo pragmático da economia, mas na literatura, música, artes plásticas e religiosidade afro-brasileira, como mostra a HISTÓRIA DO RECÔNCAVO. A região traduz e representa muito da formação histórica do Brasil, como um dos mais importantes núcleos das culturas afro-brasileira e portuguesa e um dos maiores parques de arquitetura barroca, com o POVO RECÔNCAVO, BAHIA RECÔNCAVO, continuação aqui.
afirmação da cor
"Passados quase 30 anos, o Manifesto Negro teria que sofrer alterações para se adequar à situação dos afro-americanos, mas poderia ser adotado em sua quase totalidade para o caso dos afro-brasileiros. O que faz a diferença entre os dois países é o fato de que, nos Estados Unidos, outras medidas de ação afirmativa têm sido adotadas, fazendo com que a situação de desigualdade racial sofra mudanças bastante significativas.
Já no Brasil, a dificuldade da sociedade de reconhecer a existência de um racismo que vitima, principalmente, negros é a mesma que impede a discussão ampla e objetiva sobre as ações afirmativas, e entre estas as de caráter preparatório." (2),
continuação aqui
castro alves e poemas de negritude
Os poemas e história de Castro Alves se misturam a negritude brasileira entre sua HISTÓRIA e seus versos, continuação aqui.
racismo não!
A discriminação racial viola o direito à igualdade, um dos pilares fundamentais da democracia. E enquanto houver discriminação não será possível falar em sociedade justa, igualitária e fraterna. A impressão entre crônicas e versos, aponta para: o MEDO, CONSCIÊNCIA, RACISMO, MULHER, SOCIALISMO, TIPO A, e muito mais, continuação aqui.
folia, religião e carnaval
A cultura afro africana está presente no Carnaval, desde o SURGIMENTO NO BRASIL até a cultura religiosa. Mesmo que essa modalidade esteja em construção, começamos pelos Orixás, a entender o que significam, pois estão presentes nos Blocos de Carnaval Afro e Afoxés de todo Brasil. continuação aqui
BIBLIOGRAFIA
(1) Angelica Ferrarez, Jurada do Carnaval da Rede Globo
(2) Ubiratan Castro Araújo