COMPOSITOR TEM DIREITO A QUE?
Esses meros desconhecidos
transformam vozes em sucesso
porém, continuam no anonimato.
O que dizem? Eles colocam a
boca no trombone ...




     Texto: Liliann Cristina Marcon
     Fonte: Correio da Bahia
     e Trama dos Tambores


ALAIN TAVARES - É muito difícil ser compositor no Brasil, especialmente na Bahia. Nosso estado é um celeiro musical e mesmo assim os compositores não são respeitados. Nossas músicas são superexecutadas e mesmo assim não chega dinheiro pra gente. Mas temos culpa por essa situação. Não somos unidos.

GERÔNIMO - Muitos da minha geração observaram que no fim do século passado e o início deste século a música sofreu várias transformações. Costumávamos fazer composições inteligentes, que passavam até mesmo mensagens políticas, mensagens de ordem contra o regime militar. O compositor é um criador que chega a errar por querer ser Deus. Mas o certo é que quanto mais você ouve música mais aprende a compor. Criar é a arte de se repetir sem que ninguém perceba que você se repete. Não tive a oportunidade que muitos compositores estão tendo hoje para ganhar dinheiro. (É D'oxum...)

JORGE ZARATH - Na Bahia rola muita ilusão sobre composição musical e isso é por causa do bom registrado pela axé music. Alguns compositores enriqueceram a olhos vistos, ou seja, compraram carros importados e outros objetos de consumo mas não fizeram nenhum lastro financeiro de verdade. Isto é, não mudaram em nada suas condições financeiras. (Procurando Sarna, Total...)
VOLTA