Carnival of Viareggio - Itália - 1931


O Carnaval de Viareggio (italiano: Carnevale di Viareggio) é um evento de carnaval anual realizado na cidade toscana de Viareggio, na Itália. é considerado entre as festas de carnaval mais famosos da Itália e da Europa.

Sua principal característica é dada pelo desfile de carros alegóricos e máscaras, geralmente feitas de pasta de papel, representando caricaturas de pessoas populares, tais como políticos, showmen e desportistas; O desfile é realizado na avenida Viareggio localizado ao lado da praia local.

O primeiro desfile de carnaval de Viareggio foi realizada em 1873, quando alguns ricos homens de classe média decidiu organizar um desfile de carros alegóricos decorados com flores; um número de cidadãos locais, como sinal de protesto, em seguida, decidiu colocar em máscaras a fim de mostrar a sua recusa de altos impostos que eram obrigados a pagar. O primeiro carro alegórico para ganhar o desfile, em 1883, foi nomeado I Quattro Mori (As Quatro mouros), uma representação precisa da estátua homônima Livorno.

O mascote oficial do carnaval de Viareggio é Burlamacco, primeiro descrito em 1931 por Uberto Bonetti. Desde 2001, todos os carros alegóricos são construídos em um assento apropriado, chamado Cittadella del Carnevale (Carnaval Citadel), localizado no lado norte do território da cidade Viareggio.

www.carnaxe.com.br