FOTO e FONTE DIVULGAÇÃO : SECULT BA - 02/2016
CIRCUITO MESTRE BIMBA

O percursso situado no Nordeste do bairro de Amaralina (Rua Cristóvão Ferreira em direção à Rua Sítio Caruano) de Salvador/BA, teve sua estréia como "Circuito Alternativo Oficial" em 2016, batizado por Mestre Bimba, mas o desfile no local durante já acontece desde 2004 (considerado até então como Carnaval de Bairros), estimulan o carnaval como manifestação cultural e expressão da identidade comunitária.

Blocos afoxés, samba, travestidos e capoeira no Circuito Mestre Bimba (criador da Capoeira Regional), realizando o evento de forma sustentável, estimulando a Economia Criativa na comunidade.
QUEM FOI MESTRE BIMBA ?
Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu em Salvador em 23 de novembro de 1900. Criador da Capoeira regional, ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba teve o seu primeiro contato com a modalidade ainda criança quando iniciou a carreira na Estrada das Boiadas, atual bairro da Liberdade. Foi um dos capoeiristas mais conceituados em sua época e um lutador temido por conta da sua capacidade. Foi ainda "cantador" e percussionista.

COMO SURGIU ?
Idealizador do bloco infantil Pirulito, primeira agremiação do bairro, fundado há 13 anos, Marivaldo Nascimento, conhecido como Pixito, foi um dos que lutaram para que o circuito fosse oficializado pela Prefeitura. Segundo Pixito, a própria comunidade começou a se reunir e fazer uma festa na localidade. Foi então que os blocos começaram a surgir, assim como os camarotes.


HOME | MAPA | TEMAS do PELÔ | CIRCUITOS | NEXT