A MÚSICA CERTA, CERTO? ERRADO!
Para a maioria dos artistas, a escolha do repertório de um cd, ou da música que vai para rádio, é motivo de insônia e discussões estéreis. A pressão de estourar um sucesso o mais rápido possível produz sérios problemas na carreira de um artista. O primeiro deles é a aparição dos “doutores” do sucesso, pessoas que trabalham no meio musical,mas que, raramente sabem tocar um instrumento, e quase NUNCA estudaram música. Às vezes, os argumentos que estes “entendidos” do assunto usam beiram o patético e o risível. Certa feita,quando ainda morava no Rio de Janeiro, um radialista ouviu uma música minha e disse: essa é sucesso! Pode colocar na rádio. A música não estourou(risos). Outro,em Salvador, me disse que outra música minha era boa,mas que o refrão era “fraco”. E até hoje é a música mais pedida dos shows.
O que concluímos é que QUALQUER música será um sucesso para um número menor ou maior de pessoas. Cada música tem sua história, e sua finalidade se vê cumprida quando toca ou emociona alguém. Algumas canções fazem dançar,outras nos fazem refletir, e ainda existem as que nos arrancam lágrimas na primeira vez que ouvimos…
Para o artista, a música certa tem de ser a que é compreendida e aceita pelo seu público alvo, e, acima de tudo, aquela que reflete a sua VERDADE.
Se cada vez que um compositor for criar uma canção, este der ouvidos aos “doutores”, certamente a composição será uma colcha de retalhos e “achismos”. Uma composição é um flash de uma história, ou de um sentimento. É a transcrição dos sentidos mais misteriosos do ser humano. E NINGUÉM pode prever que efeito esta composição causará em quem a ouve. Portanto,comunidade, a música certa é aquela que VOCÊ gosta.
Adelmo Casé, líder da Negra Cor, escreve no blog da banda sobre "A Música Certa,certo? Errado!" Tamanha a valia que estamos reproduzindo aqui. Setembro 2009