AS ORIGENS DO CARNAVAL
Pesquisando sobre a origem do carnaval, encontrei várias explicações, bastante divergentes. Uns dizem que o carnaval teve origem na Grécia, outros afirmam que foi no Egito, outro pregam que foi em Roma. Uns dizem o carnaval surgiu da festa da chegada da colheita, outros dizem ter ele derivado das saturnálias, festas romanas, etc. De todas as que encontrei, escolhi a que me pareceu mais coerente para expor aqui.
"A origem do Carnaval é polêmica e muito remota".
O modelo mais simples de Carnaval, consta de danças e cânticos no Antigo Egito – IV milênio ac, quando o homem começa a festejar resultados de colheitas na agricultura, com o intuito de espantar coisas ruins e saudar as boas.
Na Grécia e em Roma, entre o séc. VII ac e VI dc a sociedade organiza-se hierarquicamente, separados por classes. Acentuam-se as libertinagens e licenciosidades, provocadas pela necessidade de uma válvula de escape.
O Carnaval foi oficializado pela igreja católica em 590 dc e adquire características básicas na renascença e termina no séc. XVIII, quando um novo modelo, começa a se delinear.
Em Nice, Roma e Veneza, o Carnaval era idêntico ao de hoje, com mascarados, fantasiados e desfiles de carros alegóricos.
O povo utilizava ritos e festejos cômicos, (exibindo anões, monstros, animais, sábios, bufões e bobos), num ambiente festivo, um espetáculo, de descontração e alegria.
Em 325 dc a igreja cria a primeira Assembléia de Bispos, onde colocam-se em discussão, entre outras questões, as festas populares.
Em 590 dc, o Papa Gregório I - o grande, marca, em definitivo, a data do Carnaval no calendário Eclesiástico.
O Carnaval vai se tomando de maior vulto, sobretudo, na área mediterrânea da Europa – na Itália (Roma e Veneza), França (Paris e Nice) e Alemanha (Nuremberg e Colônia).
Em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular importante, não devendo ser hostilizada pelo Clero.
Em 1582, o papa Gregório XIII, ao promover a reforma do Calendário, estabeleceu em definitivo, as datas do Carnaval.
Incorporado ao espírito brasileiro, o Carnaval é a festa popular mais importante do país, com características regionais diferentes e bem definidas. Temos Carnaval para todos o gostos!".
Em uma outra história, a que diz ter o carnaval surgido das "saturnálias", diz-se a festa recebeu o nome de "Carnevale, que no idioma da época significava "adeus à carne". Ou seja, uma despedida dos chamados prazeres carnais, ou seja, dos tais excessos que caracterizavam as Saturnálias e eram, como ainda são, reprovados pela Igreja" .
Como as religiões, o carnaval parece que chegou a todos os países do mundo. Sua origem, também como as religiões, é contada de diversas formas, não se sabendo com precisão a realidade.
Texto : João de Freitas