Quarta-Feira da Cinzas
"E brincar outros carnavais com a beleza dos velhos carnavais,
que marchas tão lindas e o povo cantando seu canto de paz"



"Acabou nosso carnaval, ninguém ouve cantar canções, ninguém passa mais brincando feliz e nos corações, saudades e cinzas". Logo a QUARTA-FEIRA DE CINZAS. A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, também chamada por Dia das Cinzas - data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa. Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Segundo a escritora Lavinia Dobler : “a estação do Carnaval tradicionalmente começa na epifania, dia 6 de Janeiro, e termina à meia-noite da Terça-feira de Carnaval”. Ela nos lembra que que “em muitas igrejas, na Quarta-feira de cinzas, cinzas são colocadas na testa das pessoas para lembrar-lhes que Adão, o primeiro homem, foi feito do pó, e que os corpos dos homens retornarão ao pó, ou às cinzas, quando eles morrerem”.


NÃO É FERIADO
De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.


ARRASTÃO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A animação solta corre nos quatro cantos do Carnaval de Salvador - Bahia e ferve nas primeiras horas da quarta-feira de cinzas, mais de 10.000 pessoas dançam animados ao som dos trios independentes. Todo mundo canta, vibra, dança e esse cenário é fechado com chave de ouro quando o relógio marca 7:30 hrs da manhã. "Ah imagina só ! Que loucura essa essa mistura que chamamos de Carnaval da Bahia."
E o carnaval não pára por aí... Com rostos e corpos pintados, timbaleiros, turistas, gringos e baianos se entregam de alma lavada ao arrastão da Timbalada, na quarta-feira de cinzas no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Milhares de Timbaleiros e muita percurssão acompanhado de um trio elétrico. Carlinhos Brown comanda à frente e maestra a folia timbaleira, sempre levando no chão convidados ilustres.
Logo atrás, vem outro arrastão do trio elétrico da cantora Ivete Sangalo, que também divide o palco móvel com convidados.


CÁLCULO DA DATA
A quarta-feira de cinzas é o início do período da Quaresma, esta data varia conforme o dia da Páscoa. Desde outrora, a Páscoa acontece no domingo seguinte à primeira lua cheia, após o equinócio de outono (ou da primavera, se estiver no Hemisfério Norte). Como a quaresma dura 46 dias (40 dias + 6 domingos), a terça-feira de carnaval será sempre 46 dias antes do domingo de Páscoa. Geralmente a Páscoa cai entre 22 de março e 25 de abril, descontando 46 dias, as terças-feiras de carnaval são de 4 de fevereiro à 09 de março. Fica fácil assim, não fica? Confira aqui o cálculo de algumas dessas datas, lembrando que correspondem a terça-feira de carnaval.
2014 - 05 de março
2015 - 18 de fevereiro
2016 - 10 de fevereiro
2017 - 01 de março
2018 - 14 de fevereiro
2019 - 06 de março
2020 - 26 de fevereiro
2021 – 17 de fevereiro
2022 – 02 de março
2023 – 22 de fevereiro
2024 – 14 de fevereiro
datas anteriores - confira aqui



LOCUÇÃO SUBSTANTIVA
Quarta-Feira de Cinzas : próprio feminino
Plural : Quartas-Feiras de Cinzas


MÚSICA QUE MARCOU HISTÓRIA
Uma canção em poema ou seria um poema em canção?
Vinícius de Morais e Toquinho se eternizaram cantando os versos da Marcha da Quarta Feira de Cinzas, que é uma canção em poema ou seria um poema em canção? A música é composta por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.

MARCHA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS
(composição de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra)

MP3 - confira aqui

Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas
Foi o que restou

Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando
Cantigas de amor

E no entanto é preciso cantar
Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade

A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida, feliz a cantar

Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas de luz
Tanto amor para amar
De que a gente nem sabe

Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando seu canto de paz
Seu canto de paz
Seu canto de paz
Seu canto de paz




OBRAS DE ARTE




Quarta-Feira de Cinzas - Spitzweg


O Dia Seguinte - Arthur Timotheo da Costa - 1913



HUMOR - CHARGES












O Carnaval acaba lá e começa aqui ...
Caia nessa folia!
www.carnaxe.com.br