Dragão, novo trio elétrico de Asa de Águia
Estréia da nova criação eletrônica no Fortal

Lançado no Fortal 2005 (28 à 31.07) o Trio Elétrico Dragão é o maior do mundo, o mais potente e evidentemente o mais avançado em tecnologia do mundo. Para se ter uma idéia, em termos de energia, o veículo conta com 2 geradores de 250Kva cada que geram energia suficiente para iluminar uma cidade de 50.000 habitantes, mas para o pessoal do Asa de Águia essa energia é suficiente apenas "para ligar um Trio".

No quesito som, são 69 amplificadores, duas mesas num total de 96 canais e mais de 400 auto-falantes que totalizam mais de 100.000 watts de potência para o PA (public audience), ou seja o som que vai para o público. Além desse som existem 6 amplificadores e uma mesa com 40 canais que direcionam o som aos artistas (conhecido como monitores ou retorno) onde o artista se auto-escuta.

Evidentemente essa parafernália é monitorada por um computador que permite fazer o controle do volume, ajustar os equalizadores de freqüência do som e controlar o sistema como um todo.

A iluminação é também um quesito de destaque. São 4 Ciber Lights (luminárias robotizadas), que acompanham o Durvalino a cada movimento que faça. Existem 6 lâmpadas estroboscópicas que quando acionadas, hipnotizam a galera e além disso 16 lâmpadas direcionadas ao público. O palco do Trio conta com 30 lâmpadas que dão um brilho extra à Banda. Tudo isso é controlado através de uma mesa computadorizada de última geração onde todo o projeto de luz concebido pela área técnica do

Asa de Águia faz com que visualmente se tenha um grande impacto quando o Trio passa pela avenida.

O Trio conta ainda com 4 faróis de trem que quando acesos, permitem a quem está em cima enxergar a mais de 2 quilômetros de distância para frete a para trás.

A grande novidade que se percebe no Trio Elétrico são duas grandes portas laterais que se abrem, permitindo a Durval ficar bem pertinho do público. Por essas portas Durval tem acesso a um elevador hidráulico que é capaz de deixá-lo a 4,80 metros acima do palco, ou seja, quase 10 metros do chão. É claro que ele nem sempre sobe sozinho neste elevador, assim, as fãs sempre chegam junto quando essas portas são abertas.

Esse elevador é controlado pelo próprio artista, que também aciona os controles que sinalizam ao motorista se deve andarcom o veículo ou se deve parar. Quando o "Rei" está nas alturas uma cortina de fumaça é acionada compondo melhor esse cenário com ares de fantástico.

O Trio tem 30 metros de comprimento, 3,20 metros de largura e 4,80 metros de altura. Quando a Banda está em ação, a largura do trio é aumentada para 4,80 metros na área do palco, permitindo maior conforto aos artistas. Toda essa estrutura é "puxada" por um caminhão Volvo 360 com 2 diferenciais de tração. A grande inovação desse super trio é que ele é biarticuldo, ou seja, são 2 carretas que viajarão separadas puxadas por 2 caminhões, só durante o evento essas partes serão engatadas formando um só trio. No primeiro módulo ficará o palco com a banda e um luxuoso camarim (TV, ar-condicionado, frigobar, forno de microondas, armário, banheiro, sofás, prateleiras e sistema interno de TV.), a técnica, roadies e produção e mais 2banheiros. No segundo módulo ficarão os 120 convidados que terão conforto de um bar interno 6 banheiros.

A área do Trio Elétrico reservada à publicidade é composta de 4 grandes painéis que ficam em áreas estratégicas do veículo, permitindo grande visualização sem interferir muito no conjunto decorativo do veículo.

Para compor o cenário o Trio vem sempre acompanhado do melhor Carro de Apoio que existe e que proporciona aos foliões dos Blocos CocoBambu e Me Abraça mais conforto que em qualquer outro Bloco. A decoração é na a mesma linha do castelo do Rei Durvalino. No Carro de Apoio existem 17 sanitários femininos e o sanitário masculino suporta 20 homens simultaneamente. A enfermaria conta com 2 macas e área reservada para acondicionar medicamentos e itens de Primeiros Socorros, normalmente a enfermaria fica a cargo de uma equipe composta por 1 médico e 2 enfermeiras. No Carro de Apoio fica também um grande bar para atender aos foliões. As dimensões do veículo são de 23,40 metros de comprimento, 3,20 metros de largura e 4,55 metros de altura.

O Carro de Apoio tem ainda, na sua parte superior, uma Área Vip com capacidade para 180 pessoas bem acomodadas que podem contar ainda com outros 4 banheiros reservados, sem a necessidade de descer do veículo. E não para por aí, o Carro de Apoio tem um link (transmissor), que sincroniza o som do Trio Elétrico com o que é reproduzido no próprio Carro de Apoio, através dos seus 8 amplificadores.

Tudo isso é alimentado por um gerador de 45 Kva e "puxado" por um caminhão Mercedes Benz 1935. No Carro de Apoio existem 18 placas reservadas à publicidade que ficam em destaque nas laterais, permitindo grande visualização sem interferir no conjunto decorativo do veículo.

Os dois veículos são bastante seguros. Normalmente, quando em movimento, os veículos são circundados por cordões de isolamento e contam inclusive com grades protetoras nos pneus para evitar qualquer acidente com os foliões mais excedidos.

Existem ainda itens básicos de segurança como extintores de incêndio e escadas de emergência.

O irreverente Durval Lelys está no comando dessa nova criação eletrônica. Na verdade ele está literalmente em casa, pois o novo Trio Elétrico do Asa teve sua participação na parte ciriativa mesmo sendo um sonho de mais de 10 anos do seu proprietário César Castilho. O projeto deu início junho de 2003 e será finalizado em julho 2005, com estréia no FORTAL 2005. O local de construção desse trio foi feita em 2 etapas, a primeira que foi a parte metálica em Salvador e a finalização e acabamentos em Vitória do Espírito Santo.


Fonte : Asa de Águia - Setembro 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br