O Festival de Verão Salvador é um evento com expressão nacional e que movimenta a cidade de Salvador na época do ano em que esta recebe a maior demanda de turistas. No ano de 2005 o verão baiano recebeu cinco milhões de turistas, sendo 2,2 milhões apenas na cidade de Salvador, conforme dados da Bahiatursa.
Entretanto, mais do que um grande encontro musical, o Festival trouxe como principal diferencial a sua diversidade cultural e a preocupação com desenvolvimento sustentado. Desde o ano de 2005, existe o compromisso com o programa de responsabilidade social da Rede Bahia de Comunicação - a Rede Social - e a parceria com o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. "Em 2006 e nos anos subseqüentes, pretendemos dar continuidade à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, focando, a cada ano, um dos ODM individualmente. O Festival de Verão 2006, atuará, portanto, na disseminação do ODM de número 1: Erradicar a extrema pobreza e a fome", explica Isaac Edington, Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Rede Bahia.
Com os pés no chão, o Festival de Verão Salvador incentiva a sociedade civil a atingir, pelo menos, o primeiro dos oito objetivos da ONU. Em 2006, serão desenvolvidas ações de envolvimento do público e dos artistas em torno das oito ONGs que participarão da Feira Cidadã.
Todas as ações arrecadarão fundos a serem doados a entidades beneficentes. Também o lucro da venda de latas e garrafas coletadas durante o Festival será doado, ratificando o compromisso do evento com a responsabilidade social. Ao todo são três toneladas de latinhas e garrafas PET coletadas ao final do evento, anualmente.
FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2006 programação completa confira aqui
|