101ª edição Lavagem de Itapuã

Centenária busca novos rumos

A Lavagem de Itapuã chega aos 101 anos em busca de novos rumos. A participação dos trios elétricos e o roteiro do desfile dos blocos são os principais alvos da reformulação que vem sendo estudada pela comissão organizadora da festa, que, no próximo ano, será realizada no dia 8 de fevereiro. O objetivo é lutar pela sobrevivência da comemoração que homenageia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, divindade sincretizada, na religião dos orixás, como Iemanjá. A violência registrada nas últimas edições da lavagem tem afastado até mesmo antigos moradores do bairro, figuras que ajudaram a compor a tradição da festividade.
Tem cinco anos que eu não participo mais. A festa já prestou muito, mas agora tem muita briga. Antigamente, era outra coisa, todo mundo no bairro brincando”, diz Claudomiro de Souza, o Mimiro, 76 anos, todos vividos em Itapuã. O bar Tulha que Ronca, que ele mantém há mais de 40 anos tendo como carro-chefe o porongo – “uma bebida afrodisíaca” –, é reduto de boêmios na antiga vila pesqueira durante todo o ano. Agora, fecha as portas no dia da lavagem. “Achei melhor me prevenir antes que o pior acontecesse”, diz.
A aglomeração causada pelos blocos de trio na última festa de largo que antecede o Carnaval é apontada por alguns moradores e visitantes como a principal responsável pelo aumento da violência na festa. “O pessoal já está bebendo, com aquele som alto na cabeça e a muvuca, às vezes o cara dispara um tiro e ninguém ouve. Eu mesmo já perdi diversos amigos, quase todo ano alguém viaja. Acho que a quantidade real nunca é divulgada, porque muitos feridos só morrem dias depois da festa, no hospital”, afirma Luciano Antônio de Santana, 33 anos.
De acordo com dados do Centro de Documentação e Estatística Policial da Secretaria de Segurança Pública, este ano foram registrados dois homicídios na Lavagem de Itapuã. O número de agressões físicas aumentou de uma, em 2005, para dez, em 2006: uma elevação de 900%. Já a quantidade de furtos qualificados teve uma variação de 700%, subindo de dois para 16 casos.
Apesar da perda dos amigos, Luciano, que mora no bairro desde a infância, considera a Festa de Itapuã mais animada do que celebrações como a do Bonfim e a do Rio Vermelho. “Eu acho a melhor porque é a única com trios. Tem a violência, mas isso acontece em todo lugar”, explica.
Por conta da aglomeração de pessoas no bairro, a Comissão de Festejos de Itapuã deve discutir, em suas próximas reuniões, a continuidade da participação dos trios no evento. “A gente está estudando a possibilidade de mudar o sentido do roteiro, começando na Sereia e terminando em Piatã, ou indo da Praia da Terceira Ponte até a Avenida Orlando Gomes”, afirmou o coordenador da Comissão, Roberto Nunes.

Evento : 08 de Fevereiro 2007
Local : Itapuã, Salvador BA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

PROPOSTA DO EVENTO
confira aqui

BASTIDORES DA FOLIA
- Parangolé comanda a Lavagem de Itapuã


Fonte : Adriana Jacob CB - fev 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br