Movimento Afropopbrasileiro com Malê Debalê

No carnaval o bloco Afropopbrasileiro desfila no Circuito Dodô

A sede do bloco Malê de Balê, em Itapuã, será o palco de mais um encontro do Movimento Afropopbrasileiro, que faz seu ensaio itinerante, neste domingo (14/01), durante o ensaio oficial do Malê, no Parque Metropolitano do Abaeté, s/n Itapuã. A idealizadora do Afropopbrasileiro, a cantora Margareth Menezes, sobe ao palco como mestre de cerimônia para, junto com a banda anfitriã da noite, Malê Debalê, receber os vocalistas dos blocos Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Filhos de Gandhy, integrantes do Movimento. Os ensaios itinerantes fazem parte dos preparativos para o Carnaval, quando o bloco Afropopbrasileiro desfila na segunda e terça-feira, no circuito Barra-Ondina.
Fundado em 23 de março de 1979, no Abaeté (Etapa), o Grupo Cultural Malê Debalê reafirma, a cada ano, a presença da cultura negra nos desfiles oficiais do Carnaval de Salvador com quatro mil integrantes que levam para as ruas os símbolos e signos da cultura afro-descendente do seu bairro de origem. A associação reúne cerca de quatro mil integrantes, sendo 150 percussionistas na bateria, quatro maestros, 19 alas de dança e um total de 1.500 dançarinos.
O nome do bloco é uma homenagem aos Malês, negros muçulmanos que lutaram contra o processo de escravidão, representando na Bahia, uma resistência ativa. Desta forma, não é por acaso que a sede esteja instalada no bairro de Itapuã, que foi palco de inúmeros levantes negros, como a famosa revolta escrava nas ruas de Salvador conhecida como a Revolta dos Malês.
O Grupo Cultural Malê Debalê realiza uma série de projetos sociais. Entre eles, atividades pedagógicas que buscam resgatar a cultura de Itapuã, a partir de uma proposta pedagógica com base na oralidade, própria das tradições tribais, além de seminários, palestras. Ainda desenvolve projetos educacionais baseados na culinária afro-baiana, nos principais pratos típicos na Bahia. Sem falar no Malezinho, grupo infanto-juvenil, com cerca de mil crianças jovens, que participam dos desfiles do Carnaval e absorvem todo o conhecimento fortalecendo a base da tradição africana.

Projeto
O Movimento Afropopbrasileiro, que estreou na folia 2005, tem como meta principal a preservação da identidade da cultura afro-brasileira ao juntar numa mesma entidade importantes blocos de Salvador voltados à divulgação da cultura negra. É também o espaço da mistura de ritmos de raízes afro-brasileiras com sonoridades pop mundiais como o rock, o reggae, o funk, num mix sofisticado e exótico.
Unidos pela mesma proposta (ainda que individualmente apresentem características singulares) e se apresentando em conjunto, os grupos ganham força e maior visibilidade. O resultado serve ao propósito de expor para os milhões de foliões que lotam as ruas da cidade durante seis dias, uma das bases do tripé sobre o qual se fundamentou a miscigenada cultura brasileira. O bloco Afropopbrasileiro é patrocinado por TIM e Insinuante.
........................................................................
Ensaio do Afropopbrasileiro com Malê Debalê
evento : 14 de janeiro de 2007 (dom)
horário : 18 horas
local : Sede do Bloco, Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã, Salvador
Ingressos : R$20,00


EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
2007 - edição janeiro - Olodum como foi
2007 - edição janeiro - Olodum
2006 - edição dezembro - Cortejo Afro
2006 - edição dezembro - Muzenza
2006 - edição novembro - como foi
2006 - edição novembro - lançamento


Fonte : Margareth Menezes / Cândida Silva
CarnAxE - janeiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br