carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome


Olodum ganha prédio pelos 30 anos
bastidores da folia
Um presente pelos 30 anos de atividade do Olodum.

Na sessão da última quarta-feira (dia 8), do projeto de Lei nº 163/08, de autoria do Executivo, que cede à Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum o direito de usar imóvel no Pelourinho (Rua das Laranjeiras, nº 24) Um presente pelos 30 anos de atividade do Olodum. Assim os vereadores de Salvador classificaram a aprovação, na sessão da última quarta-feira (dia 8), do projeto de Lei nº 163/08, de autoria do Executivo, que cede à Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum o direito de usar imóvel no Pelourinho (Rua das Laranjeiras, nº 24), com o objetivo de expandir seus projetos sociais, com a implantação do Centro de Documentação e Memória do Olodum - CDMO. Olodum ganha em definitivo prédio na rua das Laranjeiras, 24.
O projeto do CDMO abrange a Escola de Informática e Cidadania N´Krumanh, a Biblioteca Abdias do Nascimento, a Sala de Audiovisual Luis Orlando, o Salão Multiuso Mário Gusmão e o Foyer Luiza Mahin. O prédio já é utilizado pela entidade desde 1990, mediante Termo de Permissão de Uso, para atividades de cunho social como a Fábrica de Carnaval e a Escola de Informática, mas necessita de urgente reforma para ampliação dos projetos sociais.
Na mensagem nº 11/08, que acompanha o projeto, João Henrique argumenta que o Olodum é uma "entidade de renome internacional, sem fins lucrativos, reconhecida pela sua efetiva atuação junto à população carente do Centro Histórico e adjacências sem, contudo, excluir o atendimento a pessoas carentes moradoras de quaisquer regiões de Salvador".
Diante do precário estado de conservação do imóvel, a entidade obteve a alocação de recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura por meio de emenda parlamentar, além de doações de empresas particulares, para a total reforma e restauração do prédio. A liberação desses recursos, entretanto, estava condicionada a uma permissão mais consistente do uso do imóvel que a simples Permissão de Uso. Por isso, o Olodum reivindicava a celebração do Instrumento de Concessão de Uso, que conferirá maior estabilidade à sua ocupação.
O projeto de reforma e restauração do prédio, com os referidos recursos, já está devidamente aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia - IPAC.

Presente
Diversos vereadores, de variados partidos, fizeram questão de se pronunciar parabenizando o Olodum pela conquista, já que era uma antiga reivindicação do grupo. O líder da bancada do governo, Sandoval Guimarães (PMDB), disse que a concessão é um reconhecimento à importância do Olodum para a cultura baiana. Olívia Santana (PCdoB) traduziu a aprovação do projeto como "um presente pelos 30 anos de resistência e luta do Olodum".
Sidelvan Nóbrega (PRB) concordou que a concessão do prédio foi uma demonstração de respeito do Executivo à cultura da cidade e à história do Olodum, "grupo que representa tão bem nossa cultura internacionalmente". Pedrinho Pepê (PMDB) parabenizou também o diretor João Jorge pela aprovação do projeto. Falaram ainda em apoio ao Olodum os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Jorge Jambeiro (PSDB) e Marta Rodrigues (PT).

Sessão
Por iniciativa da vereadora Olívia Santana, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Câmara Municipal promove sessão especial dia 27 de abril, às 9h, no Plenário Cosme de Farias, para comemorar os 30 anos do Olodum.

BASTIDORES DA FOLIA
- Nova formação da banda afro Olodum
- Sessão Especial homenagem 30 anos Olodum
- Olodum 30 anos de Samba Reggae e Cidadania


Fonte : Olodum - 11 abril 2009

www.carnaxe.com.br