carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome




Olodum promove Festa Revolta dos Búzios
resgate da história
O Olodum desde 1984, celebra este fato histórico relevante

Neste domingo (09.08), no largo Pedro Arcanjo (Pelourinho, Salvador BA), 'as 19h, o Bloco Olodum promove a Festa da Revolta dos Búzios, 2009, abertura das celebrações dos 211 anos da Revolta dos Búzios ocorrida entre 12 e 25 de agosto de 1798. Celebração dos 211 anos da luta pela Igualdade no Brasil.
A Revolta dos Búzios é o marco zero dos Direitos Humanos no Brasil e envolveu negros, mestiços e brancos em prol da igualdade e liberdade no Brasil, foram condenados a morte: João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luis das Virgens, em 1799 na praça da Piedade.
O Olodum desde 1984, celebra este fato histórico relevante, cujos documentos comprobatórios estão o arquivo publico da Bahia, por entender que a historia atual da luta por Direitos da igualdade tem muito haver com a Revolta dos Búzios, a luta por liberdade religiosa, a luta dos jovens por cotas nas universidades, e a luta contra violência civil e publica.
A Revolta dos Búzios foi tema do carnaval do Olodum em 1985, 1998, do Bloco Olodum mirim, foi motivo de petição ao Prefeito Antonio Imbassay para colocar os bustos dos quatro mártires na Piedade, placa na rua João de Deus, fizemos seminários e diversos festivais de músicas para popularizar a Revolta dos Búzios seus homens e mulheres. Tornamos uma historia escondida oculta pelas elites locais em um fato nacionalmente reconhecido, agora falta apenas incluir os nomes dos homens e mulheres da Revolta dos Búzios no livro da Pátria, para que nossos antepassados possam descansar em paz e justiçados.
Os movimentos negros de hoje tem na Revolta dos Búzios o seu marco inicial, por esta ser uma revolta cidadã, plural, integrativa, por liberdade e igualdade e não ser uma revolta religiosa excludente. A Revolta dos Búzios expõe como temos sido traídos por aliados e setores que deveriam ajudar e apoiar a luta contra o racismo nos dias de hoje.
Para os setores que lutam por democracia no Brasil nas zonas urbanas, a memória da Revolta dos Búzios exige uma celebração, um reconhecimento do Estado da Bahia, da Cidade do Salvador e do Governo Federal para a importância da igualdade e dos mártires baianos da independência os condenados da Revolta dos Búzios. É chegada a hora de anistiar a memória dos lideres e de suas mulheres e fazer todas as homenagens devidas aos libertadores nacionais.
Assim dia 09 de agosto o Olodum inicia as comemorações dos 211 anos da Revolta dos Búzios, no Pelourinho, no Largo Pedro Arcanjo nas mesmas ruas em que caminharam os personagens de 1798, com festa, seminário, publicação de uma revista em quadrinhos, caminhada, encontro na praça da Piedade em honra aos baianos mais ilustres da nossa terra: João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Fasutino, Luis das Virgens. “Há de chegar o tempo da nossa liberdade, o tempo feliz da nossa igualdade em que seremos todos irmãos.” Os ingressos estão à venda na sede do Olodum por R$30,00 (inteira).

BASTIDORES DA FOLIA

- Celebração à Revolta dos Búzios
- Olodum ministra palestra sobre Revolta dos Búzios
- Olodum ministra seminário sobre rebelião
- Criança Esperança ajuda jovens da Escola Olodum
- Terça da Benção do Olodum anima o Pelourinho
- Lançamento dos Ensaios do Olodum no Pelô


Fonte : CarnAxE in Olodum - 27 Agosto 2009

www.carnaxe.com.br