carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Natal Remix do Pelourinho: tradição e contemporaneidade
bastidores da folia
Programação movimentará o fim de ano de baianos e turistas com apresentações musicais e intervenções audiovisuais no Centro Histórico de Salvador

Entre os próximos dias 22 e 26 de dezembro, a programação natalina do Pelourinho vai unir a tradição com uma mostra artística inusitada. O público vai conferir o melhor da música instrumental brasileira e uma remixagem de sons e imagens de atrações da cena eletrônica. É o projeto Natal Remix, uma iniciativa do programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que leva ao Pelourinho nomes como Paulo Moura, Armandinho, Badi Assad, Vitor Araújo, Grupo Garagem e muito mais. As canções e composições natalinas tradicionais também vão ecoar pelos quatro cantos do Pelô, através dos Ternos de Reis, que se apresentarão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador durante todos os dias da programação, e da Filarmônica do Maestro Fred Dantas, que só não se apresenta no dia 24. “O objetivo é oferecer para a comunidade baiana e turistas uma programação de Natal que contemple o modelo tradicional que conhecemos, mas com uma roupagem que traduza a diversidade cultural do Pelourinho. É um programa para toda a família. Tivemos uma boa receptividade no ano passado e este ano teremos programação também nos dias 24 e 25, quando as pessoas não têm muitas opções na cidade”, explica Ivanna Soutto, diretora do Pelourinho Cultural.
Sobre o aspecto mais contemporâneo da programação, Andrea May, consultora artística do projeto, explica que a ideia é levar a linguagem artística contemporânea às comemorações natalinas. “Atualmente devem ser repensadas em vários aspectos sócio-culturais para melhor condizer com a nossa realidade brasileira. Afinal, trata-se do Pelourinho, um equipamento multicultural antenado com os novos conceitos e tecnologias a serviço do desenvolvimento das artes”, diz.
Para Vince De Mira, produtor artístico das atrações eletrônicas, vocalista da banda baiana Lampirônicos e um dos idealizadores da Radiomundi, todas as mixagens serão feitas em tempo real, por isso ele tentou reunir artistas que tenham afinidade entre si. “A gente fez uma grade com base na atuação de cada VJ e DJ. O formato é voltado para intervenções audiovisuais, através da interação entre os artistas”, explica Vince.

Dia 22 - experimentalismo, música erudita e mixagem
A Praça das Artes vai receber no período grandes nomes da música instrumental e eletrônica, que irão promover uma inovação no jeito de celebrar o Natal. O multi-instrumentista Cássio Nobre abrirá a programação na Praça, a partir das 20h. O músico nasceu em São Luiz, no Maranhão, já morou na Espanha e Holanda, mas vive há 20 anos na capital baiana, onde faz mestrado em Etnomusicologia na Universidade Federal da Bahia. Em 2007, lançou seu primeiro CD solo, denominado Última Pele, produzido por ele e lançado pelo selo baiano Tantascoisas, que tem como principal característica a diversidade e o experimentismo. O objetivo é buscar uma expressão artística local e universal, através de uma viagem sonora que parte do Brasil à África, passeando pelo universo rítmico latino. Atualmente, Cassio vem divulgando o show Viola de Arame, uma parceria com o multi-instrumentista baiano Júlio Caldas em que ambos exploram as novas possibilidades sonoras da viola brasileira. Em seguida, às 21h30, quem subirá ao palco é o jovem pianista Vitor Araújo, uma das maiores revelações da música brasileira contemporânea, que se apresenta pela primeira vez em Salvador. Trata-se de um pernambucano de apenas 20 anos que vem revolucionando o jeito de fazer música erudita no país, passeando pelo jazz e pela música popular brasileira. “Comecei estudando música erudita, mas acabei conhecendo Tom, Chico, Caetano e esse universo me conquistou. Para um músico que veja isso, é muito difícil não ser influenciado”, afirma Vitor Araújo. “Tento utilizar os elementos que estão ao meu redor, desde os mais enraizados da cultura popular nordestina, como Luiz Gonzaga, até elementos pops cosmopolitas, como Radiohead. É mais ou menos aquela imagem do Chico Science: uma antena parabólica enfiada na lama do mangue”, conta. Às 23h, o termo Natal Remix ganhará todo o seu sentido na festa com as intervenções sonoras e audiovisuais do renomado DJ Dolores e do VJ Davi Cavalcante.

Dia 23 - som desconectado, inconsciente musical e remixagem
No dia 23, a programação terá início com o instrumentista baiano Mou Brasil, que mescla sua música com ritmos afro-baianos. O músico conta que seu trabalho não tem uma relação definida com determinado período do ano ou tendências formatadas. “Meu som é desconectado, meu objetivo com a música é levar as pessoas a algum lugar onde elas se sintam bem, independente de época, de período, de festa e de tendência musical”, afirma Mou Brasil. O show contará também com as participações da cantora Manuela Rodrigues e do cantor e compositor Tiganá Santana. Por volta das 21h30, um dos grandes destaques do Natal Remix subirá ao palco da Praça das Artes, será a cantora, compositora e violonista Badi Assad, uma das vozes mais originais da nova geração de cantoras brasileiras e que vai se apresentar pela primeira vez na Bahia. Adepta do experimentalismo, produziu sons de percussão com a boca que foram adaptados às suas músicas. Seu último cd, intitulado Wonderland, possui um irônico título do nome original da obra-prima de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. O livro caiu nas mãos da cantora por intermédio do cantor e compositor Chico César durante o processo de criação do CD. Como no mundo de Alice, no de Badi tudo é belo e possível, mas por trás das belezas e infinitas possibilidades, escondem-se preconceitos, racismo, violência e injustiça. Doce e firme, a cantora desfia lindamente as chagas do mundo que sua escolha inconsciente foi amealhando pelo cancioneiro mundial, de ontem e de hoje, sem qualquer barreira estética, guiada apenas pela sua musicalidade. O show contará com a participação do músico paulista Carlinhos Antunes que, juntamente com Badi, vai recriar as canções que ligam a África à Bahia, além de músicas que representam o que Badi Assad tem produzido em sua jornada musical.
Em seguida, às 23h, a remixagem ficará por conta do Radiomundi e do VJ Coletivo Mote. O Radiomundi é um projeto que mescla Live PA com uma espécie de rádio ao vivo, fundindo samplers de músicas de artistas como Felakuti, Kononno e Tonny Allen com a performance de músicos e VJs no palco.

Dia 24 - erudito e popular, canções natalinas e misturas sonoras
Além das apresentações do Terno de Reis pelas ruas do Pelô, acontecerá no dia 24, véspera de natal, às 20h, a Missa do Galo na Catedral Basílica, que promete levar uma grande quantidade de fiéis ao Centro Histórico de Salvador. Na Praça das Artes, no mesmo horário, o grupo instrumental Janela Brasileira mostrará diversos estilos da música popular brasileira, como choros, sambas, polcas, frevos, marchas e outros gêneros, que recebem arranjos originais, unindo o erudito com o popular. Em seguida, o DJ Riffs e o VJ Quetzel promoverão uma remodelagem das tradicionais canções natalinas. O DJ Riffs prioriza a produção independente nos seus sets, passando pelas mais diferentes experimentações sonoras e influências musicais, misturando afrobeat, dub, brazilian beats, african beats, acid jazz, trip-hop e beats eletrônicos influenciados por músicas étnicas.

Dia 25 - música instrumental e intervenções sonoras
A programação do Dia de Natal na Praça das Artes começará às 20h com o grupo Garagem, que é um dos ícones da música instrumental baiana com quase 30 anos de estrada, fortemente influenciado pela musicalidade mineira. A banda é formada pelo saxofonista Rowney Scott, o baxista Ivan Bastos e o baterista Ivan Huol. O grupo Garagem possui um LP e dois CDs gravados. O trio já dividiu o palco com os maiores nomes da música instrumental nacional, como Márcio Montarroyos, Paulo Moura, Arthur Maia, Raul de Sousa, Nivaldo Ornelas, Raul Mascarenhas, Mauro Senise, Vitor Biglione, Sebastião Tapajós, Paulinho Trompete e Ricardo Silveira. Em seguida, às 21h30, a batida eletrônica e as intervenções sonoras e visuais ficam por conta do DJ Mangaio e do VJ Dexter.

Dia 26 - pandeiro moderno, afro-bossa nova e soundsystem
O encerramento da programação natalina na Praça das Artes terá início às 20h com o jovem e talentoso pandeirista Emerson Taquari, que é um dos inventores das mais inusitadas técnicas do pandeiro moderno. Com apenas 23 anos de idade, Taquari já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Zé Ramalho.
Em seguida, será a vez do público conferir dois dos maiores instrumentistas brasileiros ainda em atividade dividindo o palco. Trata-se da dupla Paulo Moura e Armandinho, que se apresentará por volta das 21h30. Paulo Moura destaca-se como pianista, clarinetista e saxofonista. É um verdadeiro especialista em teoria musical, harmonia, regência, orquestração e arranjo em choros, gafieiras, sambas e jazz. Os choros nuançados pela percussão e relidos pela rítmica africana de origem lhe valeram incontáveis prêmios nacionais e único Grammy Latino para um instrumentista brasileiro, na categoria de música de raiz.
Já o baianíssimo Armandinho Macedo dispensa comentários. Além de grande disseminador da guitarra baiana, foi líder da A Cor do Som, uma das mais originais bandas brasileiras, que fez enorme sucesso na década de 80. Recentemente, a parceria Paulo Moura & Armandinho rendeu o CD AfroBossaNova, uma homenagem a Tom Jobim com uma releitura das músicas da bossa com a percussão afro. “O AfroBossaNova foi um dos discos de maior sucesso da Biscoito Fino”, revela João Falcão, produtor de Armandinho. “O público que for ao Pelourinho vai poder ver a junção da massa sonora percussiva da música africana com o requinte da bossa nova”, conta. O encerramento da programação natalina, às 23h, ficará a cargo do Ministereo Público, inspirado pelo soundsystem, tradição jamaicana surgida na década de 50, juntamente com o VJ De France.

BASTIDORES DA FOLIA
- Natal Remix do Pelô vem com Carrinho Multimídia


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - DEZ 2009

www.carnaxe.com.br