carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Projeto Bailinho de Quinta resgata o som das marchinhas
pelourinho cultural
Jovens e talentosos músicos soteropolitanos revisitam de forma criativa o ritmo que fez a cabeça dos brasileiros na década de 30

O clima do bailes está volta à cena cultural baiana. Trata-se do projeto Bailinho de Quinta, comandado pelo guitarrista do Scambo, Graco Vieira, pelo baterista Thiago Trad, do Cascadura, pela cantora Juliana Leite, da Orquestra do Maestro Zeca Freitas, além do baixista Renato Hishihara e do soprista Léo Couto. O evento, que acontecerá no dia 05 de dezembro, a partir das 21h, no Largo Tereza Batista, é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O primeiro contato de Graco Vieira com os bailes de carnaval foi na companhia dos pais, ainda criança. O interesse em realizar uma pesquisa musical do gênero surgiu ao ouvir o programa da Rádio Educadora, Pra Falar de Saudade. “O projeto surgiu através de uma pesquisa musical, em que eu trabalhei com alguns gêneros, algo que vai além do resgate histórico, pois temos muito cuidado com a estética e com a musicalidade, através de uma roupagem mais moderna, mas respeitando as versões originais”, conta Graco. “As marchinhas surgiram das marchas militares portuguesas e são responsáveis pela criação de uma identidade nacional. É um ritmo genuinamente brasileiro, ao contrário da bossa nova, que é fortemente influenciada pelo jazz norte-americano”, afirma.
O Bailinho de Quinta busca congregar e trazer para todos alguns dos momentos mais memoráveis da história musical brasileira, desta que é hoje a mais aguardada festa do carnaval baiano – o carnaval. O projeto se propõe a reviver aquela saudosa alegria catártica e espontânea dos saudosos bailes de carnaval de forma criativa e atual. Composições que já fazem parte do imaginário popular ecoarão pelo Centro Histórico de Salvador, convidando todos para a folia, como Mamãe Eu Quero, Balancê, A Banda, Bandeira Branca e A Filha da Chiquita.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - 2009

www.carnaxe.com.br