carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Ensaios de Verão continuam esquentando as noites do Pelô
pelourinho cultural
No mês de dezembro a programação contará com Olodum, Cortejo Afro e Afrodisíaco

Quem abrirá a programação de dezembro será o aclamado Bloco Olodum, tradicional Bloco Afro baiano, que vai ensaiar no Largo Pedro Archanjo aos domingos sempre às 18h. As prévias têm a finalidade de treinar os percussionistas e vocalistas para o carnaval, que em 2010 terá o tema Índia, Brasil e África do Sul – A terceira visão. Além disso, os ensaios têm o objetivo de apresentar novas músicas e sentir a receptividade do público em relação a elas. Os ingressos custarão 30 reais.
Já a Banda Olodum levará ao Largo Tereza Batista o show Bênção do Olodum, que será apresentado às terças-feiras de dezembro , às 21h, com ingressos a 30 reais. Com o mesmo formato dos shows apresentados nacional e internacionalmente, a banda apresentará um repertório de grandes sucessos e novas músicas, como Guia Olodum, canção de trabalho gravada recentemente em CD promocional. O show Bênção do Olodum pretende continuar atraindo multidões de turistas e baianos ao Pelourinho, como já acontecia com as Terças da Bênção. Segundo Nelson Mendes, Diretor de Cultura do Bloco, é sempre um prazer tocar no Centro Histórico. “Aqui é a nossa casa, o Olodum nasceu no Pelourinho”, afirma.
O axé e a animação continuam subindo as ladeiras do Pelô com o Cortejo Afro que realizará apresentações durante as segundas-feiras de dezembro, no Largo Tereza Batista, sempre às 21h. O grupo mistura influências africanas a batidas eletrônicas, estilo batizado por eles de música “afro-baiana”. Caracterizado pelo seu alto-astral e por figurinos exuberantes que exaltam a beleza negra e encantam a plateia, o Cortejo Afro garante sacudir o Pelourinho. “Vamos mostrar um pouco do que fizemos no verão passado e inserir também parte do repertório do carnaval de 2010”, explica Alberto Pitta, presidente do grupo. Os vocalistas do Cortejo esse ano são Marquinhos Marques, Valmir Brito e Cláudia Costa e o tema do bloco no próximo carnaval será 2010, Uma Odisséia Africana. Os ingressos custarão 20 reais.
Durante as quintas-feiras de dezembro, quem marcará presença será a banda Afrodisíaco, do cantor Jau. Cria do Olodum, onde venceu aos 17 anos o Festival de Música e Arte do bloco, Jau é um dos mais prestigiados compositores baianos da atualidade. São dele os sucessos Swing do Araketu, Café com Pão e Já é. Os ensaios, que já acontecem desde setembro, continuam no Largo Tereza Batista, sempre às 21h, com ingressos a 30 reais. Com releituras de sucessos da MPB e um ritmo com base no samba-reggae, o suingue da banda mantém cativo o público do local.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - DEZ 2009

www.carnaxe.com.br