carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Jackson Costa e Margareth Menezes fazem homenagem a Gonzagão
poesia, cultura e identidade
O cantor fará um dueto Lazzo Matumbi

Jackson Costa se apresenta neste domingo (13) na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com o espetáculo “A Coisa”, encerrando a temporada 2009 do projeto Domingo no TCA. Com direção de Paulo Dourado, o espetáculo traz o ator e sua banda interpretando textos de poetas como Gregório de Mattos, Castro Alves, Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa. Entretanto, para esta edição, o musical preparou algumas novidades.
A primeira será uma homenagem a Luis Gonzaga, que faria 97 anos no dia 13, com participação da cantora Margareth Menezes e de Celo Costa na sanfona.
Outra novidade será o dueto realizado com o cantor Lazzo Matumbi. A apresentação acontece no domingo 13, às 11h, na Sala Principal, com ingressos a R$ 1, mas, antes do espetáculo, o grupo CRIAPoesia, desenvolvido pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), fará intervenções junto à plateia esquentando o público.
“A Coisa” resgata textos do primeiro grande poeta brasileiro Gregório de Mattos (O Boca do Inferno), cujos poemas são testemunhos da criação não apenas da cultura brasileira, como também da sua ‘língua’. A sátira e a musicalidade de Gregório dão à sua poesia uma inesperada contemporaneidade.
As vozes, os sotaques, os batuques e o violino presentes em Gregório, aparecem, também, em Castro Alves – com os poemas sinfônicos “O Navio Negreiro” e “O Povo ao Poder”.


Fonte : CarnAxE in TCA - 11 Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br