carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Pelourinho respirou samba
2ª edição do projeto
Centro Histórico contou com uma programação especial para celebrar o Dia do Samba. Shows no Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Largo Quincas Berro D’Água e pelas ladeiras e ruas do Pelô não deixaram ninguém ficar parado

Vasta programação musical marcou ontem (02), no Pelourinho, a celebração do Dia Nacional do Samba, através do projeto Pelô Virado no Samba. O som contagiante das percussões começou a ressoar no final da tarde e invadiu a madrugada com o ritmo genuinamente brasileiro. O projeto foi uma realização da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia com apoio Programa Pelourinho Cultural.
O sol ainda brilhava com bastante intensidade, como é natural durante o verão soteropolitano, quando o Partido Alto Brotou Samba abriu a programação do dia, no fim da tarde, no palco montado no Terreiro de Jesus. No mesmo horário, o Samba de Roda Filhos do Caquende levou o samba do recôncavo baiano ao Largo do Pelourinho, entoando os sambas mais famosos da região de Cachoeira, como Quixabeira, que fez sucesso em todo o Brasil na voz de Carlinhos Brown. O samba de recôncavo continuou dando o tom da festa com o grupo Filhos de Nagô, oriundo de São Felix, que não deixou ninguém ficar parado.

SAMBA JUNINO E BONECÕES
Enquanto a animação e o samba tomavam conta dos largos do Pelô, as ruas do Centro Histórico contavam com o suingue e a alegria carnavalesca dos grupos de samba junino e dos bonecões que circulavam pelas ladeiras e praças, seguidos por baianos e turistas. Um ótimo público já ocupava seus lugares no Largo do Pelourinho quando uma das atrações mais esperadas da noite subiu ao palco. Era o cantor e compositor santoamarense Roberto Mendes, acompanhado do Samba de Roda Nicinha, que contagiou o público com belos movimentos cheios de harmonia das baianas. “Poucas coisas me tiram da minha terra e uma delas é o Dia do Samba”, afirmou Roberto Mendes. O show contou ainda com a participação especialíssima de Aloísio Menezes, vocalista do Afrobatá. Juntos cantaram a música Só se vê na Bahia, composição de Roberto Mendes, que se tornou um hino de exaltação da beleza do Estado com os famosos versos uma nação diferente/toda prosa e poesia/tudo isso finalmente só se vê/só se vê na Bahia.

SAMBA DE MESA
No palco do Terreiro de Jesus, emblematicamente ambientado como um bar, diversos grupos de samba de mesa como o Refino, Novos Tempos, Samba dos Amigos, Academia do Samba e Samba Show Tropical brindaram o público ávido por sambar com um repertório dançante composto pelos grandes sucessos do gênero. O grupo Samba de Roda Urbano realizou a 1ª Caminhada do Samba pelas ruas do Centro Histórico, que teve seu clímax no Largo Quincas Berro D’Água, quando os integrantes subiram no palco e brindaram o público com os grandes sucessos do samba de roda e da música popular brasileira, como Desconvexo, de Caetano Veloso e O Canto da Cidade, de Daniela Mercury. O show contou ainda com a participação especial da cantora Gal do Beco, um dos grandes expoentes do samba baiano, que cantou a música Ilha de Maré. Para a estudante universitária Lidiane Matos, curtir o Dia do Samba no Pelourinho tem um gosto especial. “Além de eu adorar sambar, é bom iniciativas como esta, porque é necessário valorizar as nossas raízes culturais e o Pelourinho tem uma ligação muito forte com o samba”, contou para em seguida voltar a dançar ao som do samba de roda do grupo Urbano. No Largo do Pelourinho já lotado o Batifun fez o público sambar com canções do grupo e releituras de músicas de forró ao ritmo do samba. Também prestou uma homenagem bem oportuna aos blocos afro ao cantar Depois Que o Ilê Passar e Brilho de Beleza. O Grupo Bambeia foi responsável por encerrar a festa que homenageou o ritmo musical capaz de criar uma identidade cultural e nacional de um estado e todo um país.

BASTIDORES DA FOLIA
- Homenagem Dia do Samba no Pelourinho
- 2ª edição do projeto Educadora FM Tô no Pelô - samba


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
03 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br