Durval Lelys se prepara para cinco dias de trio elétrico

Bastidores do Carnaval de Salvador - Bahia 2009

Faltando pouco mais de uma semana para o início da festa de Momo, os foliões mal podem esperar para acompanhar as grandes estrelas da música baiana nos circuitos Dodô e Osmar. Durval Lelys, líder da banda Asa de Águia, também está fazendo contagem regressiva para o Carnaval e não é só o ‘Zombalino, o

 

rei da kizomba’, seu personagem deste ano, que tem recebido atenção para acertar os últimos detalhes. O cantor, que se apresenta na Barra-Ondina durante cinco dias, vem se preparando para esse momento desde o final de 2008, quando intensificou os cuidados com o corpo e a saúde.
Quase todos os dias, Durval pratica uma atividade que o ajuda em sua preparação aeróbica. A natação e o ciclismo fazem parte do “trabalho de polimento” para que o cantor “chegue no Carnaval com bastante energia”, explica o personal Marcos Grimaldi. Aliado a atividade física, outro ponto importante é a nutrição. “Nada exagerado, apenas uma alimentação saudável”, destaca a nutricionista Rita Santana, que recomenda muito líquido e carboidratos para aguentar o pique.
Adepto da yoga há cinco anos, Durval aumentou a frequência das aulas, que costumam ser de duas a três vezes por semana, para ter mais potência vocal, energia e flexibilidade no Carnaval. “Nosso objetivo é reduzir o impacto da apresentação em cima do trio”, esclarece Marcos Aquino, responsável pelo trabalho personalizado que também foi feito em outros anos. Até a Quarta-feira de Cinzas, o cantor fará exercícios especiais de relaxamento para que o nível de desgaste seja mínimo.
Responsável pelo trabalho de voz do cantor há cinco anos, a fonoaudióloga Luiza Tavares fala que durante o percurso do trio elétrico, Durval faz uma ou duas paradas de três minutos para exercícios vocais. “Todo o trabalho de preparação vocal tem por fim o aquecimento ou o desaquecimento da voz. Dois meses antes do Carnaval a rotina de sessões de preparação da voz é intensificada”, conta.


Fonte : Asa de Águia - 12 fev 2009

www.carnaxe.com.br