Dia da África na Bahia - Olodum 30 anos
copa do mundo 2014
Das dezessete cidades brasileiras que estão concorrendo, serão escolhidas doze

Hoje dia 25 de maio, vamos celebrar em Salvador, Bahia, o Dia da África uma homenagem aos paises e povos africanos e a luta ela liberdade e igualdade. Esta data foi definida pela ONU através da Organização da Unidade Africana OUA hoje apenas Unidade Africana para comemorar o feito extraordinário das independências dos paises africanos do colonialismo na década de 60.
O Pan africanismo foi a ideologia que permitiu a independência do Ghana em 1958 e depois de diversos paises africanos com Nigéria, Benim, Senegal, Madagascar, ampliando o horizonte da diáspora africana nas Américas, no Caribe e no Brasil de milhões de descendentes do continente matriz da humanidade. A África e o berço da humanidade segundo os cientistas e o mais antigo continente na face da terra.
O dia 25 de maio é um dia de celebração da vitória contra o colonialismo, contra a escravidão, contra as desigualdades, contra a fome, contra as guerras, e tantos males que provocam a dor na África e no mundo. Todos nos descendentes do continente africano nos orgulhamos da derrota do mal e da vitória do bem com a libertação e auto governo dos países africanos.
Porem nos dias de hoje as diversas Áfricas que conhecemos nos remete a uma visão critica e menos heróica e saudosista, a homenagem que fazemos no dia 25 de maio e uma homenagem a uma África real com suas juventudes, seus governos, suas mulheres, seus sonhos de progressos, e de liberdade econômica e política no mundo de hoje.
Neste momento o Olodum vive apaixonadamente a busca pelo conhecimento da historia da África do Sul, o berço da humanidade, a origem da vida, local onde o ser humano se separou dos animas na cadeia evolutiva, que será um dos nossos destinos em 2010, uma rica e poderosa nação africana, cujo povo derrotou o apartheid e que a superação deste regime conciliou negros,mestiços e brancos,seus heróis lendas são os nossos guias.
Olodumaré - Salve a África e nos ajude a libertar a ultima cidade do mundo que vive sob o apartheid. A cidade do Salvador 460 anos de opressão para o povo negro.


Fonte : CarnAxE in Olodum - 25 maio 2009

www.carnaxe.com.br