carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Pelô homenageia Dia da Consciência Negra
pelourinho cultural
Os eventos são promovidos pelo Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Diretoria de Museus e pelo Fórum Nacional da Juventude Negra

Nos dias 21 e 22 de novembro, a programação do Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vai transformar o Pelô, maior reduto da cultura afro-brasileira baiana, em palco de uma série de apresentações especiais para celebrar o Dia da Consciência Negra.
No sábado, dia 21, a rádio Educadora FM apresentará o projeto Educadora FM Tô no Pelô – Se é Bom a Gente Toca no Largo Tereza Batista, a partir das 19h. Na programação do evento estão previstas apresentações da banda de reggae Kebra Nagast, do bloco afro Ilê Aiyê, do rapper mineiro Renegado, da Academia de Kuduro Baiano Angola, e dos DJs Beto Barreto, Lúcio Magano e Sankofa. O programa Rádio África, da Educadora FM, será transmitido ao vivo do local.
Mesmo dia, mas largo diferente, a cantora mineira radicada na Bahia, Malu Soares, se apresentará no sábado a partir das 21h no Largo Pedro Archanjo. A cantora relembrará o trabalho de artistas consagrados da cultura negra, como Ataulfo Alves, Pixinguinha, Jovelina “Pérola Negra”, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Elza Soares e Martinho da Vila.
Para encerrar a programação, acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro o projeto Arte Negra em Defesa da Vida e da Liberdade, realizado pelo Fórum Nacional da Juventude Negra, com apoio do Pelourinho Cultural. O evento acontecerá no Largo Pedro Archanjo, sempre a partir das 15h. No sábado subirão ao palco o Ilê Aiyê, o cantor Ceau Brazzil, a jovem cantora baiana Ludmillah Anjos e os grupos Nova Saga, Outra Vida e Neoróticas. Já no domingo, a celebração ficará por conta do cantor Aloísio Menezes, vocalista do Afro Batá, da Escola Olodum e do som dos grupos Soul Negro, Os Agentes e Bicho da Cana. Todos os eventos são gratuítos.

BASTIDORES DA FOLIA
- Semana da Consciência Negra no Pelourinho
- FestiQuilombo 2009 com Olodum anima o Pelourinho
- Comemorações da Consciência Negra em Salvador
- Tô no Pelô prestou homenagem à cultura negra
- Educadora FM homenageia Faixa Negra
- Margareth Menezes e Jauperi juntos no Pelô


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural- NOV 2009

www.carnaxe.com.br