carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe


Festa no Pelô recebeu o novaiorquino Afrika Bambaataa
pelourinho cultural
Centro histórico de Salvador caiu na folia

Na última sexta-feira, dia 16 de abril, o Centro Histórico foi palco de uma grande festa do Hip Hop. A estrela da noite era o DJ norte-americano Afrika Bambaataa, um dos grandes criadores do movimento que completa 35 anos de existência em 2010. O evento, uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em parceria com a Favela Music Productions, levou ao Largo Pedro Archanjo um ótimo público, mesmo com o clima de chuva que pairava sobre a capital baiana. As pessoas não paravam de chegar, mesmo após o início das atividades. Antes do show, Afrika e o MC do grupo baiano Simples Rap’ortagem, Jorge Hilton, deram uma palestra que refletiu sobre os pilares do Hip Hop nesses 35 anos de vida. Durante a sua explanação, o DJ falou principalmente sobre o amor que todos devem ter ao próximo e ao planeta. Um espaço foi aberto para que o público pudesse realizar perguntas e diversas pessoas se inscreveram para exporem suas dúvidas ao grande precursor do movimento.
Ao final da palestra, foi a vez de João Gonçalves, representante da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, ter a palavra. Ele anunciou a realização do Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez. A iniciativa, realizada pela segunda vez em Salvador, é o primeiro incentivo do Governo voltado especificamente para o movimento Hip Hop no Brasil. Através dele, serão distribuídos quase 2 milhões de reais em prêmios para cinco diferentes categorias. Panfletos explicativos sobre a premiação e sobre as inscrições foram distribuídos ao público presente. Após o anúncio, a festa propriamente dita teve início. Apesar de ansioso pelos shows, o público acompanhou todas as etapas atento e interessado, afinal o conhecimento é um dos pilares do movimento. Mas quando a música começou a tocar, chegou a vez de encarnar os outros quatro pilares: paz, união, amor e principalmente diversão. Primeiro a subir ao palco, o grupo baiano Simples Rap’ortagem demonstrou toda a sua irreverência cheia de questionamentos que abordam principalmente uma proposta de valorização da emancipação feminina. Acompanhados do DJ Bandido, os MCs Jorge Hilton e Preto Du receberam ainda o rap feminino das Neuróticas e do grupo Munegrale.
Então chegou o momento mais esperado da noite, quando o DJ Afrika Bambaataa assumiu as pick ups. Nos microfones, o MC norte-americano King Kamonzi e o MC cabo-verdiano Bing Man finalizavam a formação do som frenético eletrizante que levou o público à loucura. “O público estava exatamente como eu gosto”, afirmou Afrika. “Animado e disposto”. Nas mixagens passeavam canções como Le Freak, hit disco dos anos 70, Touch de Michael Jackson e a música I Like to Move It, febre do filme Madagascar. A partir daí ninguém mais conseguiu ficar parado e a música tocou até entrar pela madrugada.

BASTIDORES DA FOLIA
- Afrika Bambaataa no Pelô


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Abril 2010

www.carnaxe.com.br