carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Comemorações do Dia do Samba no Pelô
pelourinho cultural
Samba invade o Pelô com homenagem a Adoniram Barbosa, nesta quarta (1°)


O Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, terá uma comemoração especial na próxima quarta-feira, 01, a partir das 19h30, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. O artista Edil Pacheco e convidados soltam a voz em um show gratuito em homenagem ao centenário do compositor Adoniran Barbosa. A apresentação faz parte da agenda Tô no Pelô, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Entre as atrações Walmir Lima, Firmino de Itapuã, Vânia Barbara, Verônica do Mar e o grupo Sotaque Brasileiro. “Cada participante vai interpretar comigo uma canção de Adoniran”, revela Edil Pacheco, responsável pela programação.
As comemorações do dia do Samba continuam na quinta-feira, 02, às 21h, no Largo Pedro Arcanjo, com o show TRÊS NA FOLIA, com as cantoras Sandra Simões, Claudia Cunha e Manuela Rodrigues. A apresentação, que vai ser repetir todas as quintas-feiras do mês de dezembro, também faz parte da agenda Tô no Pelô, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (PAC). Destaques da nova geração da música baiana, as cantoras fazem uma apresentação altamente performática, desde o figurino à escolha do repertório. Com a proposta de resgatar e preservar a memória dos antigos Carnavais, o show TRÊS NA FOLIA traz uma concepção artística entremeada por releituras de clássicos de folias momescas de épocas distintas. Destaque para o tributo especial à cantora Carmem Miranda. A entrada é gratuita.

100 ANOS ADONIRAM BARBOSA
Se estivesse vivo, completaria este ano, 100 anos de idade. Nascido em Valinhos-SP, como João Rubinato, o compositor, cantor, humorista e ator adotou o nome Adoniran Barbosa de um dos vários personagens que interpretava no rádio. Abandonou a escola cedo, pois não gostava de estudar. Necessitava trabalhar para ajudar a família numerosa – Adoniran tinha sete irmãos. No rádio criou diversas modas, mexeu com os costumes, inventou a participação popular. A vida profissional de Adoniran Barbosa se desenvolve a partir das interpretações de outros compositores. Autor de diversos sucessos, como Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro, Samba do Arnesto, Iracema e Bom Dia Tristeza, Adoniram ficou conhecido por usar a linguagem popular paulistana em suas composições. Cantava a vida sofrida, miserável, mas sempre com bom humor. Adoniran Barbosa morreu em 1982, aos 72 anos de idade.

DIA DO SAMBA
Em sua 39º edição, o Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. A data foi criada em homenagem a Ary Barroso, que havia composto “Na Baixa do Sapateiro”, sem ter conhecido a Bahia. A data marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas na capital baiana, mas acabou transformado em data nacional.

Fonte : Pelourinho Cultural in Lara Vital Prado - Dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br