carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Orkestra Rumpilezz leva percussão e sopro ao Natal Remix
pelourinho cultural
Natal Remix, programação contemporânea e de alto nível no Pelô.


Orkestra Rumpilezz leva percussão e sopro ao Natal Remix, dia 16 de dezembro, no Pelourinho, Salvador. Comandada pelo maestro, arranjador e saxofonista Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz surgiu como uma forma de homenagear a herança africana a partir da música clássica. A orquestra, escrita com “k” como no original grego, faz parte da programação da segunda edição do Natal Remix, produzido pelo

 

Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de dezembro na Praça das Artes, Pelourinho, sempre a partir das 18h30. A Orkestra Rumpilezz iniciou-se em 2006, quando o multitalentoso músico Letieres Leite decidiu unir a sonoridade da música instrumental clássica com a potência dos ritmos oriundos do continente africano que encontraram talento e arte na Bahia. O resultado gerou um conjunto de percussão e sopro que criou sons e composições baseadas na cultura presente no âmago de Salvador, na riqueza da música no culto dos Orixás, nas manifestações festivas de grupos como o Ilê Ayê e o Oludum e no legado obtido com o Samba de Roda do Recôncavo.
O nome Rumpilezz surgiu a partir da representatividade dos três atabaques do candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé, acrescido do ZZ do Jazz. Este estilo, por sua vez, influencia também a formação musical da orquestra, transformando suas composições em arranjos modernos. Algumas participações especiais já marcaram o grupo, como a do músico Ed Motta, que revelou que “a Orkestra Rumpilezz é o que há de mais interessante na música. Não estou falando do Brasil, mas sim, do mundo. Fiquei muito impressionado com a grandiosidade da música da Rumpilezz. Tenho certeza que o mundo vai ficar de queixo caído com a complexidade das ideias de Letieres”, disse Ed Motta. Outros convidados nacionais e internacionais que já tocaram ao lado da orquestra foram Armandinho Macêdo, Stanley Jordan, Toninho Horta, Max de Castro e Retrofoguetes. Um dos destaques do trabalho do conjunto instrumental foi o lançamento do CD intitulado Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, em 2009. O álbum foi gravado no Teatro Castro Alves, na sala principal, e foi lançado pelos selos Biscoito Fino e Caco Discos. Oito músicas compostas por Letieres Leite fazem parte do CD, que ainda recebe uma contribuição de Ed Motta, adaptada ao estilo musical da orquestra. A surpresa fica por conta de uma faixa bônus interativa gravada ao vivo durante uma apresentação na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Em 2010, a Orkestra Rumpilezz conquistou dois troféus no 21º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias de Melhor Grupo (instrumental) e Revelação do Ano (Voto Popular). O conjunto ainda se apresentou durante a cerimônia com o medley musical Samba de Roda, Tiê e Axé de Iangá. Atualmente, a orquestra conta com 20 músicos titulares, versados nos instrumentos percussivos e alguns de sopro como a tuba, o sax, o trompete e a flauta, e mais 27 substitutos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br