carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Segunda edição do Natal Remix chegou ao fim
pelourinho cultural
Natal Remix, programação contemporânea e de alto nível no Pelô.


A Praça das Artes ficou lotada na noite deste sábado, dia 18 de dezembro, durante o encerramento da segunda edição do Natal Remix. Os primeiros a subir ao palco foram o cantor Moreno Veloso e o guitarrista Pedro Sá, encantando o público com uma voz melodiosa e uma rica sonoridade retirada de seus instrumentos. A plateia deu um show à parte, acompanhando cada canção executada. Em seguida, teve início à esperada apresentação dos instrumentistas Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, que fizeram um espetáculo baseado no álbum Luz da Aurora, fruto da parceria entre os músicos e que resgata e retrata as nossas raízes, com o lema “Moderno é tradição”. Luz da Aurora foi indicado ao Grammy Latino 2010 e tem algumas composições inéditas como a música tema do disco, feita em homenagem às avós da dupla, cujos nomes são “Aurora”, e outra música chamada “Samba do Véio”, uma homenagem ao grande SIX, um advogado que tinha seis dedos e tocava cavaquinho. E, pra fechar a noite, a banda Baiana System ecoou o som da guitarra baiana, incorporando-a a diversos estilos musicais. O Natal Remix é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), para as comemorações natalinas do Centro Histórico de Salvador.
Tocando pela primeira vez no Pelourinho, o gaúcho Yamandu Costa sublinhou a felicidade em estar fazendo parte do Natal Remix, que ele qualificou como um projeto diferenciado que mostra um pouco mais da diversidade musical da Bahia e proporciona ao público o acesso a uma cultura mais eclética. “É importante haver essa diversidade de estilos musicais e projetos como este contribuem para isso ao trazer uma programação múltipla. Espero que o projeto continue”. Antes de subir ao palco, o instrumentista confessou que música é, ao mesmo tempo, trabalho e lazer, por isso os shows são sempre especiais. “É como se fosse sempre a última vez e é ainda mais especial por ser com Hamilton. Nós temos uma simbiose muito grande, somos amigos e isso transparece na música que tocamos”.
A plateia escutou atenta cada canção executada, que era sempre intercalada por calorosos aplausos. Ao término do show, um coro pedia bis e Yamandu e Hamilton atenderam ao pedido, executando mais uma de suas emocionantes composições. Nesta edição do Natal Remix, o projeto recebeu grandes nomes da música nacional. Na noite de abertura do evento, quarta-feira (15), a Praça das Artes foi animada pelas bandas Camarones Orquestra Guitarrística e Retrofoguetes. Já na noite seguinte (16), o show foi comandado por Jussara Silveira e Luiz Brasil e pela Orkestra Rumpillezz. Na sexta-feira (17), o público se encantou ao som de Livia Mattos e Toninho Ferragutti, que contou com a participação especial do Quinteto da Paraíba. O projeto chegou ao fim ao som dos duos Moreno Veloso e Pedro Sá e Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, neste sábado (18). Além disso, mecanismos e expressões da cultura eletrônica estiveram presentes diariamente no Natal Remix, abrindo e encerrando as noites do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br