carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Orquestras contemporâneas prolongam a folia no Pelô
pelourinho cultural
As orquestras baianas de maior sucesso na atualidade prolongarão a festa

As orquestras baianas de maior sucesso na atualidade prolongarão a festa daqueles que ainda não perderam o pique após a folia do Carnaval. Durante a última semana de fevereiro, se apresentarão nos largos do Pelourinho as orquestras Rumpilezz, Zeca Freitas, Xangô, do Maestro Reginaldo e a Orquestra Fred Dantas, do Maestro Fred Dantas. Os shows são uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O primeiro grupo a se apresentar será a Orkestra Rumpilezz, comandada pelo maestro Letieres Leite, que subirá ao palco do Largo Tereza Batista na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, a partir das 21h. A Rumpilezz é uma das maiores revelações do mercado fonográfico nacional. Composta por cinco percussionistas e 15 sopros que buscam inspiração no universo percussivo baiano, sobretudo nas batidas dos orixás do candomblé, nos blocos afro e nos sambas do Recôncavo. O grupo possui fortes influências jazzísticas, onde as improvisações marcam presença. A Orkestra Rumpilezz lançou recentemente seu primeiro álbum, gravado no Teatro Castro Alves, através de uma parceria entre os selos Biscoito Fino e Caco Discos. O trabalho conta com uma participação especial de Ed Motta.
No dia seguinte, 24 de fevereiro, a partir das 20h, no Largo Pedro Archanjo, quem comandará a festa será a Orquestra Zeca Freitas, com dez anos de estrada e apresentações por todo o Estado. O grupo se caracteriza por um repertório diversificado com composições conhecidas do grande público. Outra característica marcante da Zeca Freitas é a liberdade dada aos instrumentistas para improvisações e contato com a plateia. No dia 25 fevereiro, às 20h, no Largo Tereza Batista, será a vez da Orquestra Xangô, do maestro Reginaldo, apresentar o seu baile dançante. O grupo busca resgatar a atmosfera que movimentavam os antigos clubes da capital baiana.
Já no dia 27 de fevereiro, último sábado do mês, a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo, quem subirá no palco será a consagrada Orquestra Fred Dantas. O grupo homenageará o músico Sérgio Benutti, principal instrumentista da orquestra e que há 20 anos se apresenta ao lado de Fred Dantas. Benutti iniciou sua carreira no grupo Embalo-R, na cidade paulista de Rancharia, e tocou nas principais orquestras de São Paulo, como a de Sílvio Mazzuza, principal orquestra paulista na década de 50 e início da de 60. O homenageado foi responsável pela introdução do trompete ou piston no movimento da Jovem Guarda, capitaneado pelo rei Roberto Carlos. Na época utilizava-se apenas o saxofone. No repertório do show, apanhados de canções da Jovem Guarda, de músicas norte-americanas e boleros, que fizeram a fama do músico, também bastante conhecido pelo seu trabalho como fotógrafo. No seu currículo destacam-se exposições sobre o Museu de Arte da Bahia, a obra de Carybé e o processo de restauração da Santa Casa de Misericórdia, dentre outras. Na segunda parte do show, Fred Dantas protagonizará uma homenagem ao Haiti, denominada como O dia que o Haiti invadiu o Brasil. “Tocaremos a lambada Cruise La, do grupo haitiano Les Aigles, que foi uma febre na Bahia, cujo arranjo eu assinei no ano de 1986”, conta o maestro Fred Dantas. Eventos gratuítos.

23.02 - 21h - Orkestra Rumpilezz - Largo Tereza Batista
24.02 - 20h - Orquestra Zeca Freitas - Largo Pedro Archanjo
25.02 - 20h - Orquestra Maestro Reginaldo - Largo Tereza Batista
27.02 - 21h - Orquestra Fred Dantas - Largo Pedro Archanjo



Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br