carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Ensaios do Carnaval Pipoca agitam o Pelô
pelourinho cultural
As prévias da maior festa popular do planeta esquentam o clima do Centro Histórico antes e depois da folia

A programação do Pelourinho Cultural recebe em fevereiro, no Largo Pedro Archanjo, os ensaios das atrações premiadas no Edital Carnaval Pipoca, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Os aprovados, além de ensaiarem no Pelourinho, integrarão os trios elétricos da SECULT que irão desfilar nos circuitos Dodô (Barra – Ondina) e Osmar (Centro) durante a folia de momo. Os 10 projetos selecionados vêm se apresentando desde o dia primeiro e seguem com shows até 20 de fevereiro. Cada projeto consta de pelo menos três atrações, tanto no show no Pelourinho como na apresentação em cima do trio, durante o carnaval. No dia 04, o Largo Pedro Archanjo recebe Nancy Viégas, Radiola e Pitty a partir das 20h. O projeto, batizado de Carnivalha, busca levar o rock e suas influências para o carnaval de Salvador.
Nos dias 05, 06 e 07 a festa também começará a partir das 20h. Os projetos, Terreiro Africantar, Sistema de Som Perambulante e Quilombola Soul respectivamente, irão levar as mais diversas atrações ao Largo. No dia 05, com o Terreiro Africantar, quem subirá ao palco será a cantora Ana Paula Albuquerque junto com a Banda Africantar, além da participação especial de Mateus Aleluia, último integrante vivo do grupo cachoeirense Os Tincoãs. Já no dia 06, o Sistema de Som Perambulante levará ao Pelourinho a partir das 20h o rapper BNegão, que dividirá o palco com o MC Daganja e com o soundsystem soteropolitano MiniestereoPublico. Durante a noite será possível conferir muito rap, reggae, dub, ragga, dancehall e jungle. No domingo, 07 de fevereiro, o projeto Quilombola Soul apresentará Dão, DJ Bandido, um dos ícones da música soul no Brasil, Gerson King Combo e o grupo do Recôncavo Samba Chula de São Braz.
Na segunda-feira, dia 08, a partir das 20h, a atração do Largo Pedro Archanjo será o projeto Guetto Tech, que levará ao palco os DJs Mangaio e Bandido, além das cantoras baianas Mariella Santiago e Márcia Castro e do músico Lucas Santtana. Durante o carnaval os shows no Pelourinho ficarão suspensos, pois a festa se desloca para os circuitos principais do evento. Na ressaca da folia, quarta-feira de cinzas, dia 17, às 20h, a agitação voltará a subir as ladeiras do Pelô com o Encontros Percussivos. O projeto trará as atrações internacionais DJ Daniel, da Venezuela, e EarthRise SoundSystem, de Nova Iorque, além do percussionista baiano Davi Vieira e de Mikael Mutti & Percussivo Mundo Novo. Ainda em ritmo de carnaval, no dia 18 de fevereiro será a vez do projeto Retrofolia 2010 se apresentar a partir das 22h. As atrações serão o trio instrumental de surf music Retrofoguetes, o grupo paraense de guitarrada La Pupuña e o guitarrista argentino Julio Moreno. Para finalizar a grade de apresentações, no dia 20 às 22h o projeto Trilogia do Reggae levará ao palco do Largo Pedro Archanjo os regueiros Dionorina, Gilsan e Jorge de Angélica. EVENTOS GRATUIÍTOS.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

04.02 - 20h - CARNIVALHA – Nancy Viégas, Radiola e Pitty -Largo Pedro Archanjo
05.02 - 20h - AFRICANTAR - Ana Paula Albuquerque, Banda Africantar e Mateus Alelui
                    Largo Pedro Archanjo
06.02 - 20h - SOM PERAMBULANTE - BNegão, MC Daganja e MiniestereoPúblico - Largo Pedro Archanjo
07.02 - 20h - QUILOMBA SOUL – DJ Bandido, Gerson King Combo e Samba Chula de São Braz
                    Largo Pedro Archanjo
08.02 - 20h - ENCONTROS PERCURSSIVOS - Davi Vieira, DJ Daniel, Earthrise Soundsystem e
                    Mikael Mutti - Largo Pedro Archanjo
17.02 - 20h - GUETO TECH – Lucas Santtana, DJ Mangaio, DJ Bandido, Meriella Santiago e
                    Márcia Castro - Largo Pedro Archanjo
18.02 - 20h - RETROFOLIA – Retrofoguetes, Julio Moreno e La pupuña - Largo Pedro Archanjo
20.02 - 20h - TRILOGIA REGGAE – Dionorina, Gilsan e Jorge de Angélica - Largo Pedro Archanjo


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br