carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Fobica volta às ruas e abre Carnaval dos 60 anos do trio
comentários da folia
Pioneira invenção de Dodô & Osmar, estará nesta quinta-feira no Campo Grande no Carnaval 2010 quando o Trio Elétrico comemora 60 Anos

O velho Ford Bigode 1929 que mudou a história do Carnaval da Bahia a partir de 1950 voltou às ruas em 2010, em grande estilo. A primeira aparição foi na abertura do Carnaval nesta quinta-feira, 11 de Fevereiro, na festa da entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, que aconteceu às 20h, no Campo Grande em Salvador. As chaves de Salvador foram entregues pelo Prefeito João Henrique ao Rei Momo Pepeu Gomes dentro da Fobica, em uma justa homenagem pelos 60 Anos do Trio Elétrico. A festa teve a presença da Rainha do Carnaval 2010 e as princesas, respectivamente Lorena Nagle, Taina Portela e Larissa Soares Graças à parceria do Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar com o Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás, do patrocínio dos Biscoitos Fortaleza e do apoio da Ford, foi possível retirar a Fobica da Casa da Música – no Parque de Abaeté, onde fica exposta – para abrir os festejos carnavalescos deste que o Carnaval dos 60 Anos do Trio Elétrico. O carro histórico esteve sobre uma estrutura metálica, armada sobre um caminhão, que contará também com equipamento de som e luz. Dessa forma, a Fobica – ou Fobiquinha, como também é conhecida – poderá ser vista e ouvida com clareza durante todo o percurso do Circuito Osmar.

TOCAM O PAU ELÉTRICO ORIGINAL
Em cima da Fobica, ninguém menos do que a Família Macêdo, herdeira e incentivadora dessa história. Armandinho, Aroldo, André e Betinho Macedo no passeio da Fóbica, e o ponto alto da festa foi que tocaram com réplicas perfeitas dos paus elétricos, aqueles que, a partir de 1942, originaram a Guitarra Baiana e o baixo de cinco cordas, este último idealizado por Betinho Macedo. Como parte das comemorações dos 60 Anos do Trio Elétrico, o luthier Elifas Santana criou os paus elétricos modernos, preservando as características físicas e sonoras dos instrumentos originais. São dois paus elétricos menores, como se fossem braços de bandolim, que foram tocados por Armandinho e Aroldo Macedo, e um maior, como se fosse o braço de um violão, que foi de Betinho Macedo.
André Macedo, vocalista da banda, cantou músicas que fizeram a história do Carnaval da Bahia, além da música “Fobicão 60”, composta por Armandinho e Moraes Moreira especialmente para o Carnaval 2010.

Depois da abertura do Carnaval, a Fobiquinha abrirá, todos os dias, o desfile do Fobicão, o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar.
Então, quem quiser matar as saudades, é só ir atrás da Fobica. E para isso, basta ter animação, fôlego e vontade de brincar o Carnaval. Não existem abadas nem cordas, assim como era em 1950 e como é hoje no Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar.


Fonte : CarnAxE in Prefeitura Municipal de Salvador
Ascom/Saltur - 11 de Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br