carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Femadum 2010 - Homenageia Luis Melodia
bastidores da folia
31° Festival de Música e Artes Olodum em Salvador

Carioca com alma baiana, Luis Melodia fixou definitivamente o seu nome entre os grandes nomes da Música Popular Brasileira. Sua trajetória de sucesso se traduz em criações efetivamente originais, que marcaram (e marcam) épocas e influenciam novas gerações de cantores e compositores.
Sua voz inconfundível garante personalidade ao resgate de antigas canções brasileiras ao tempo em que está associada a momentos marcantes da história da música mais recente produzida no país. Criado no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro, Melodia traz em sua bagagem sucessos de grande força popular e alto nível artístico. Como esquecer de “Pérola Negra”, também gravada por Gal Costa, “ Juventude Transviada” e “ Magrelinha” . São canções imortais que se juntam, no repertório do cantor, a regravações antológicas como “ Se Alguém Perguntar por Mim” ou “ Aos Pés da Santa Cruz” . Flertando com a Jovem Guarda, Melodia ainda deu uma versão cheia de personalidade para “ Caderninho” e, mais antigo ainda, para “ Negro Gato”, esta um sucesso do rei Roberto Carlos.
A trajetória artística de Luiz Melodia tem inicio em meados dos anos 70, início dos 80, quando, ao lado de nomes expressivos como Caetano Veloso, Raul Seixas, Arrigo Barnabé, Arnaldo Batista, e Jards Macalé, contribuiu para enormemente para a renovação da música popular brasileira, produzindo canções repletas de inovações rítmicas e suingue popular. O Bloco afro Olodum tem orgulho de homenagear um dos mais importantes artistas do Brasil, o cantor compositor Luiz Melodia cuja arte e cultura é significativa da esperança brasileira de paz amor e igualdade, por tudo que já produziu em nossa musica popular e por sua contribuição para o orgulho e auto-estima dos afro brasileiros, através das suas canções cheias de cenas do Estácio, do Rio de Janeiro e do Brasil urbano, pelo talento e a ousadia deste ser contador de historias, amante das praias de Salvador.
Luis Melodia o carioca filho da Bahia por adoção, parceiro permanente dos blocos afros e do Olodum, será celebrado, homenageado pelo seu trabalho na MPB, pelo Olodum no histórico e lendário Templo do Samba Reggae o espaço sagrado da negritude e da consciência – O Maciel – Pelourinho

FEMADUM 2010
programação completa
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Olodum - Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br