carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Todos os ritmos se encontram no Pelô
pelourinho cultural
Um verdadeiro caldeirão de ritmos no Centro Histórico de Salvador

A programação de janeiro promove um verdadeiro caldeirão de ritmos no Centro Histórico de Salvador. No dia 09, será o som das marchinhas que tomará conta do Pelô com o Bailinho de Quinta, formado pelo guitarrista do Scambo, Graco Vieira, pelo baterista Thiago Trad, do Cascadura, pela cantora Juliana Leite, da Orquestra do Maestro Zeca Freitas, além do baixista Renato Hishihara e do soprista Léo Couto. No dia 12, quem subirá ao palco do Largo Pedro Archanjo será o cantor e compositor Marcionílio. A apresentação acontecerá a partir das 21h. Outro destaque da programação do verão será o show da diva Elza Soares & Sambatrônica, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. O Sambatrônica é um grupo baiano que carrega em suas composições a música popular brasileira, inspirada no samba com influências do rock e do funk. Missinho, um dos ícones da música e do carnaval baiano e ex-guitarrista do Chiclete com Banana apresentará seu trabalho solo no Pelô no dia 16, no Largo Tereza Batista, às 21h.
Mais uma edição do Maniçoba Hype voltará a agitar o Pelô, misturando música, dança, culinária e artes plásticas, no dia 15, a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo. No dia 20, às 21h, o Largo Pedro Archanjo receberá o aclamado show Africantar, resultado de pesquisas musicais desenvolvidas na Escola de Canto Popular da professora e cantora Ana Paula Albuquerque. A iniciativa propõe um mergulho musical na história e ancestralidade afro-brasileira. Enquanto que no dia 22, também às 21h, no Largo Pedro Archanjo, a musicalidade do início do trio elétrico será revisitada pela banda Lateral Elétrica, projeto do baiano Carlinhos Brown.
A baiana radicada na Suécia e ex-vocalista do Doces Bárbaros, Simone Moreno, voltará à Salvador e ao Pelourinho no dia 23 para apresentar o suingue baiano com uma roupagem universal e contemporânea. O show acontecerá no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h. No dia 26, no Largo Pedro Archanjo, às 21h, quem subirá ao palco será a cantora Clécia Queiroz, dona de uma voz suave que mescla os ritmos autênticos da Bahia com outros ritmos, como blues, new-bossa, funk e frevo. Já no dia 28, a cantora baiana Alê Kali e o violonista, cantor e compositor Alexandre Leão se apresentarão no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h. O Educadora FM – Se é Bom a Gente Toca vai homenagear a música caribenha com as bandas Açucar e Portela, Mambolada, Tropicola e Vizinhança Latina. A cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, se apresentará no dia 29 de janeiro, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h, na Cerimônia de Premiação do I Festival Nacional da Arpub, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil, em parceria com o Pelourinho Cultural.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Culriral- Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br