carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe


Sarau Caymmi festejou os 96 anos do poeta baiano
pelourinho cultural
Dorival Caymmi, poeta, compositor, pintor e violonista baiano, completaria 96 anos.

Um aniversário diferente. Assim foi o Sarau Caymmi, show que marcou o dia em que Dorival Caymmi, poeta, compositor, pintor e violonista baiano, completaria 96 anos. O evento, que aconteceu no Largo Pedro Archanjo na última sexta-feira, 30 de abril, teve o apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Realizado pelos cantores Marilda Santana, Neto Costa e Simone Mota, o show contou ainda com as participações especiais do baterista Márcio Diniz, da cantora Fátima Carvalho e do grupo de samba Barlavento. O público, composto por adultos, jovens e crianças, pôde se deliciar ao som melodioso das três vozes que abriram a noite cantando Maricotinha. As cantoras vestiam longos vestidos rodados feitos de chita, enquanto Neto Costa usava uma bata amarela que lembrava as roupas de pescadores. Os três mais pareciam ter saído de um dos quadros do compositor homenageado. O primor dos detalhes encheu ainda mais a noite de saudosismos.
A primeira etapa da apresentação, chamada de “as Cidades de Caymmi”, foi marcada por canções como O Samba da Minha Terra, e São Salvador. Enquanto isso, o público não se fez de rogado, e logo surgiram algumas rodas de samba. Adultos e crianças interagiam com o ritmo, fazendo com que tudo parecesse uma deliciosa brincadeira. Em seguida, foram brindadas as canções que representavam “o mar de Caymmi”, segunda etapa do sarau. “O mar de Caymmi é esse mar que oferece ao trabalhador o seu sustento. É o mar da lida”, afirmou Marilda Santanna, antes mesmo que Neto Costa entoasse os primeiros versos de O Bem do Mar fazendo com que casais rodopiassem pelo espaço. Em seguida, o cantor chamou Fátima Carvalho ao palco, que interpretou com pungência a canção O Vento. Um emocionante dueto de Canção da Partida entre Simone Mota e Neto Costa integrou o bloco.
Por último, vieram “os amores de Caymmi”, onde o trio cantou músicas como Rosa Morena, A Vizinha do Lado e Lá vem a Baiana. Durante esta etapa também subiu ao palco o grupo Barlavento que executou sambas sacudidos de Caymmi como Eu Cheguei Lá, fazendo com que todos dançassem.

SARAU CAYMMI 2010
programação completa
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - 03 Maio 2010

www.carnaxe.com.br