carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Encontro mostrará grandes músicos no Pelô
pelourinho cultural
O projeto faz parte da agenda Tô no Pelô


Nomes como gaita-ponto, gaita de duas conversas, concertina, realejo, pé-de-bode, cabeça-de-égua e harmônica podem ser confundidos como diferentes objetos musicais, no entanto todos se referem ao mesmo instrumento, a popular sanfona. O Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos, que faz parte da agenda Tô no Pelô do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, levará ao Largo Pedro Archanjo a partir de hoje, 04 de novembro, e também nos dias 05, 06 e 07, os sanfoneiros que produzem música com o auxílio da sanfona de 8 baixos.
O instrumento, uma variação da sanfona convencional, apresenta sua sonoridade quando uma nota é pressionada e se abre o fole, produzindo um tom, e quando se fecha o fole estando com a mesma nota pressionada, obtendo outro tom. Essa técnica de afinação é muito conhecida no nordeste e difundida para outras regiões do país e do mundo por dar liberdade ao músico de abrir o repertório musical para outros ritmos como o chorinho, o samba e a MPB. Durante as apresentações, que acontecerão sempre a partir das 20h, o público poderá presenciar um pouco dessa diversidade de sons e cultura regional.
Dentre os músicos que participarão do Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos estão Zé Calixto, Luizinho Calixto, Deusdete Esiquiel e Landinho Pé de Bode. Os irmãos Zé Calixto e Luizinho Calixto, ambos da Paraíba, vêm de uma família de músicos e tiveram o primeiro contato com a sanfona ainda na infância. Luizinho também toca violão, percussão, cavaquinho e o acordeon de 120 baixos. Deusdete Esiquiel, mais conhecido como Rato Branco, é de Euclides da Cunha e ensina o manejo e a arte de tocar a sanfona de 8 baixos. Ele também repara e afina o instrumento. Para completar o grupo de sanfoneiros, Landinho Pé de Bode, nascido em Canudos Velho (distrito de Canudos) valorizará na sua apresentação as vertentes musicais que mais influenciaram a região, como a Rancheira, o Arrasta Pé e a Mazurca. A produção do encontro, por sua vez, fica com o músico sertanejo, Fábio Paes.

Fonte : Pelourinho Cultural - Novembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br