carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Banda Água Suja abriu Encontro de Blueseiros
pelourinho cultural
O encontro não deixou a desejar e enriqueceu ainda mais a cena musical baiana trazendo música de qualidade.


Os sons expressivos da guitarra, baixo e bateria abriram a quarta edição do Encontro de Blueseiros, que aconteceu ontem, 19 de outubro, no Pelourinho. O evento que fez parte da agenda do mês de outubro do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, trouxe o trabalho da banda Água Suja, anfitriã do encontro, juntamente com as participações especiais de grandes nomes da cena de blues baiana. O encontro presenteou o público com uma grande jam session, integrando guitarristas, gaitistas, bateristas, cantores e tecladistas. O primeiro som da noite repercutiu através da guitarra de Oyama Bittencourt, guitarrista da Água Suja, acompanhado de Jerry Marlon, baixista do grupo. Os dois criaram uma sonoridade singular, destacando sempre o som elétrico e contagiante do blues. Jerry Marlon, que também assina a direção e idealização do projeto Encontro de Blueseiros, afirmou que o blues mesmo tendo pouca divulgação em Salvador, possui um público fiel. “É um paradoxo, as pessoas não conhecem porque não têm a oportunidade, mas a gente tem uma aceitação boa. As pessoas não sabem, mas existe blues em Salvador”.
Para abrir o show, a banda Água Suja fez uma escolha minuciosa do seu repertório. Uma das primeiras músicas foi Jealous Guy, de John Lennon, marcada pela forte batida da bateria e pelos sons harmônicos do teclado. A bateria foi comandada pelo membro da banda Água Suja Robson Cunha, enquanto o teclado ficou com Jelber Oliveira, também participante do grupo. Ambos são nomes reconhecidos na cena blueseira baiana. O encontro também contou com a participação de grandes músicos do blues, que se destacam na cena blueseira local, nacional e internacional. O primeiro nome foi o do gaitista Luiz Rocha, que dividiu o seu solo com o guitarrista Oyama Bittencourt. Os dois finalizaram sobre os aplausos constantes do público, que preenchia todos os cantos do Largo Pedro Archanjo. Em seguida, o músico Diego Orrico se juntou à banda anfitriã da noite, e mostrou um pouco da sua musicalidade com a gaita. Para encerrar, o gaitista Breno Pádua foi chamado ao palco como convidado relâmpago para harmonizar com os seus outros colegas de instrumento. Luiz Rocha, Diego Orrico e Breno Pádua, membros da banda H3O Harmônica Trio, apresentaram a música Keep It To Yourself, do Sonny Bou Williamson.
Após a participação do trio de gaitistas, o guitarrista e convidado especial Eric Assmar, subiu ao palco e dividiu o seu talento com o público que assistia atentamente ao solo de guitarra. Ao final do solo, Eric deu lugar ao baterista Jorge Brasil e a cantora Rosi Marback, que enriqueceram o encontro com a música How Strong Is A Woman, interpretada pela voz inconfundível da americana Ann Peebles. Durante a noite, o blues ainda serviu de inspiração e motivação para o vocalista Fábio Cebola. O grupo Água Suja acompanhou Fábio com a canção Filho do Fogo, com forte influência do rock ‘n roll, composta por Cebola Elétrica e Bulbo Sansa. Uma das músicas que finalizaram a noite foi Everything Is Broken, do Bob Dylan. O encontro não deixou a desejar e enriqueceu ainda mais a cena musical baiana trazendo música de qualidade. Segundo Igor Monteiro, apreciador do gênero, o evento difunde o blues que é bem representado pelos músicos, mas desconhecido pelo público. “O que me trouxe aqui à noite foi o show em si. A divulgação do blues é bem precária na cidade, mas pra quem gosta, tem um bar ou outro que já faz parte do calendário”.

Fonte : Pelourinho Cultural - 18 Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br