carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Encontro com as Culturas Populares Identitárias na Bahia
pelourinho cultural
As culturas populares se encontram no Pelourinho.


Durante sete dias, Salvador receberá grupos culturais, pesquisadores e gestores públicos para celebrar e discutir políticas de promoção da diversidade. O evento acontece em vários pontos do Pelourinho, especialmente em suas ruas e na Praça das Artes, como parte integrante da programação cultural da região. As manifestações artísticas dos diversos territórios de cultura da Bahia se apresentarão em Salvador durante os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, evento artístico e cultural que acontece de 23 a 29 de outubro, no Pelourinho. As apresentações, cortejos, shows e espetáculos estão concentrados nas ruas do Centro Histórico e na Praça das Artes. O evento promove o encontro das culturas populares de toda a Bahia com o público soteropolitano, além de um intenso intercâmbio entre os mestres e os participantes de cada uma dessas manifestações.
Os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias são uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Núcleo de Culturas Populares, com o patrocinio do Ministério da Cultura, além do apoio das Secretarias de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate á Pobreza (SEDES) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Instituto Mauá. Os Encontros com as Culturas Populares atendem a essas e outras demandas. O evento inclui mesas-redondas sobre as políticas públicas voltadas para o setor. As discussões contarão com a participação do secretário Nacional da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula; do coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Márcio Barros; da Coordenadora de Fomento à identidade e à Diversidade da SID/MinC, Giselle Dupin, também representante no Comitê Intergovernamental da Convenção Sobre a Proteção e a Promoção das Expressões Culturais.
O projeto se alinha às demandas identificadas pelo Governo da Bahia para sua atuação no setor. Durante a II Conferência Estadual de Cultura, realizada em novembro de 2010, 73% dos participantes elegeram as manifestações populares como foco prioritário para as ações da SecultBA. Investindo em promover visibilidade e reforçar o reconhecimento dos grupos culturais, a SecultBA aproveita o evento para lançar o primeiro Catálogo Culturas Populares e Identitárias (28/10, 19h, na Casa da Diversidade). A publicação apresenta um perfil de 37 diferentes manifestações que ocorrem na Bahia, listando os contatos de mestres e dirigentes de cerca de 700 grupos e entidades integrantes deste universo cultural.
O evento inclui ainda uma exposição fotográfica no Palácio Rio Branco, que será aberta ao público às 19 horas do dia 27 de outubro. Realizada conjuntamente pelos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff, com curadoria da artista plástica Lanussi Pasquali, a exposição Gente de Quilombo é uma homenagem aos povos quilombolas. Para realizá-la, os fotógrafos visitaram os quilombos de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), primeiros da Bahia a garantir a titulação da terra, há cerca de 10 anos. As imagens evidenciam a profunda relação dos quilombolas com o território onde seus ancestrais fincaram raízes. As etnias indígenas também marcam presença no projeto, apresentando toré, ensinado pinturas corporais e participando de debates sobre o uso das plantas em chás curativos e rezas. A extensa programação abre espaço ainda para artesãos, repentistas, capoeiristas e cordelistas mostrarem seus trabalhos e debaterem sobre o reconhecimento destas atividades pelo público e gestores culturais.

LANÇAMENTO
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Fábrica Cultural convidam para o lançamento dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, a ser realizado no dia 22 de outubro, às 19h, na Praça das Artes, Pelourinho (entrada pelo estacionamento). O evento contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira. O lançamento reunirá ainda manifestações culturais e artistas populares, além de pesquisadores e gestores do setor. Os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias acontecem entre os dias 23 e 29 de outubro, na Praça das Artes – Pelourinho, com apresentações, cortejos, shows, espetáculos e oficinas artísticas; além de debates sobre as políticas públicas por meio de mesas temáticas com especialistas e rodas de prosa com Mestres das Culturas Populares. O evento tem o patrocínio do Ministério da Cultura e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Promoção da Igualdade; Secretaria de Educação; Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Fonte : Pelourinho Cultural - Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br