carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Pelourinho recebe Érica Martins e Verônica Ferriani
pelourinho cultural
Mariene de Castro, Bitgabott, Diamba, Juliana Ribeiro, Cascadura entre outras atrações movimentarão o Pelourinho até 2011. Projetos foram selecionados através do edital “Tô no Pelô” que chega a sua segunda edição.


Como já é tradicional na programação do Pelourinho, o dia de sábado sempre reserva para o público uma diversidade de ritmos nos largos do Centro Histórico. Por isso, no dia 25 de setembro, será a vez dos baianos apreciarem o rock da baiana radicada no Rio de Janeiro Érika Martins, ex-vocalista da banda Penélope, no Largo Tereza Batista, e o samba da paulista Verônica Ferriani, pela primeira vez na Bahia, no Largo Pedro Archanjo. As apresentações começam às 21h e fazem parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A voz de Érika Martins ficou conhecida nacionalmente por meio da banda baiana Penélope, com os hits Holiday e Namorinho de Portão. Com o grupo, gravou três discos e recebeu várias indicações nos prêmios mais importantes de música, como o VMB, Multishow, Prêmio TIM e Grammy Latino. Cinco anos após o fim da banda, Érika partiu para a carreira-solo e lançou, em 2009, seu primeiro álbum intitulado Lento. Neste ano, foi a vez do lançamento do CD Curriculum, onde a cantora e compositora reuniu, pela primeira vez, os principais sucessos da Penélope e também todas participações especiais que fez em discos de amigos como Raimundos, Herbert Vianna, Biquíni Cavadão, Autoramas, entre outros. Agora, será a vez dos fãs baianos curtirem o show que Érika fará no Pelourinho, após sete anos sem apresentar um espetáculo completo na capital baiana. “É o primeiro show que eu faço em Salvador desde o fim da Penélope. Já fiz algumas participações, como algumas discotecagens e no trio da banda Retrofoguetes no Carnaval. Estou muito feliz, recebendo diversas mensagens nas redes sociais. A galera que há bastante tempo me pedia esse show está superanimada”, conta Érika. “O espetáculo no Pelô vai ser um resumo da minha carreira”.
- Érika Martins, 25 de setembro, 21h, gratuíto, Largo Tereza Batista, Salvador/BA

VERÔNICA FERRIANI
Revelação do samba paulistano, a cantora Verônica Ferriani trará a Salvador, pela primeira vez, canções de seu disco de estreia, lançado em 2009 e elogiado por críticos como Nelson Motta e Sérgio Martins. No show, ela interpretará canções de artistas como Paulinho da Viola (Perder e Ganhar), Gonzaguinha (Um Sorriso nos Lábios), João Donato (Ahiê) e Assis Valente (Fez Bobagem). “A expectativa para esse show é muito boa, tanto por ser no Pelourinho, um lugar importante, símbolo de Salvador, e por ser gratuito, o que deixa a apresentação superdemocrática. Isso é bacana porque o show tem uma pegada que pode ser entendida por todo tipo de público. Isso combina com o que eu pensei para o disco, que traz além do samba, ritmos latinos e africanos”, explica Verônica. Com apenas seis anos de carreira, a cantora já dividiu o palco com artistas consagrados, como Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Tom Zé, Mart´nália e Marcelo D2. Também participou, em 2007, mesmo sem disco solo, do programa Som Brasil, da TV Globo, fazendo releituras de composições de Ivan Lins. “Estar ao lado de artistas que são ícones na música popular e meus ídolos desde criança é uma emoção muito grande. Também é uma chance de mostrar o meu trabalho e dizer para a nova geração que o trabalho daquele artista está tendo uma continuidade”, revela.
- Verônica Ferriani, 25 de setembro, 21h, gratuíto Largo Pedro Archanjo, Salvador/BA

Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br