carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Noite marcada pela solidariedade no Centro Histórico
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


A noite de ontem, dia 15 de dezembro, no Pelourinho, foi marcada pela programação natalina e pelo primeiro dia da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, promovida pela Ação da Cidadania – Comitê Salvador, dentro da agenda do projeto “Festas das Diversidades no Pelô”. O grupo Cabeça de Nós Todos recebeu Denny, da Timbalada, e convocou o público à solidariedade. O Centro de Culturas de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), por meio do Pelourinho Cultural, colocou à disposição do público em todos os largos cestas coletoras para doação de brinquedos.
O grupo Cabeça de Nós Todos volta no dia 21 de dezembro, às 21h, no Largo Pedro Archanjo, com participação de Adelmo Casé e Magary, e o ingresso ao espaço também será mediante a doação de um brinquedo.
Todo o material arrecadado será exposto em uma grande mesa para a distribuição. “Estes brinquedos serão doados e distribuídos às crianças carentes que ficam em regiões pobres onde o Ação Cidadania atua”, explica o coordenador local do Comitê da Ação Cidadania, Raimundo Bandeira. Neste dia, Papai Noel distribuirá os presentes, acompanhado de diversas atrações infantis. “É importante que todas as pessoas participem, pois uma ação como esta, com a doação de brinquedos, simboliza o resgate do direito que as crianças têm de sonhar com uma vida mais feliz”, assegura.
Diversos pontos do Pelourinho foram marcados pela festa. No Cruzeiro de São Francisco foi apresentada a Mostra Artística dos resultados do curso de música popular, sob a direção do maestro Letieres Leite. O trabalho foi resultado da formação artística de jovens, na sua maioria participantes de organizações não-governamentais da cidade. Para o maestro, está foi a oportunidade de mostrar o poder transformador da arte. “A música ainda transformará o mundo. Este trabalho foi feito durante três meses, imagine o que é possível fazer em mais tempo”, explica. Para a administradora Laila Sant’Anna de Souza, as ações de Natal no Centro Histórico têm surpreendido pela organização e qualidade das atrações artísticas. “Vim comemorar meu aniversário aqui com meu neto e estou achando tudo lindíssimo. É importante que consigamos ter sempre acesso à nossa cultura, essa cultura de verdade que por vezes esquecemos e muitos nem conhecem”, diz.
A programação segue hoje com diversas atrações nos largos e nas ruas do Centro Histórico. Hoje (16), os Ternos do Sol; das Flores de Matarandiba e Bandinha Jurema, se apresentam pelas ruas do Pelô a partir das 19h; o Coral do Ipac, no Largo do Pelourinho e apresentação do Ballet Quebra Nozes, no Cruzeiro São Francisco, às 19h.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.



Fonte : Pelourinho Cultural - 16 dezembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br