carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Firmino de Itapoan traz o Samba de Roda ao Pelourinho
pelourinho cultural
Seu último trabalho é o CD Samba de Raiz


Grande difusor do Samba de Roda e da Chula para o Brasil, o sambista baiano Firmino de Itapoan se apresentará no próximo dia 05 de fevereiro, sábado, no Quincas Berro d´Água, Pelourinho, às 21h. A apresentação faz parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
Se o Samba de Roda é conhecido mundialmente e influencia grandes gêneros musicais, uma parcela desse reconhecimento deve ser dado a esse senhor com 68 anos de idade e mais de 50 de carreira. Firmino Rodrigues de Santana Filho foi homenageado no final do ano passado com a Medalha Zumbi dos Palmares, pela Câmara Municipal de Salvador. O sambista mostrará para o público presente o seu show “Isto é Brasil” e sucessos como Boa noite pra quem é de boa noite, Samba do malandro e Moinho da Bahia. Em 2008 fez uma temporada em Zurique, Suíça; Hamburgo, Alemanha; e Paris, França, retornando em 2009 para agitar o Carnaval do Pelourinho, reunindo um grande público ao som de canções inesquecíveis de seu vasto repertório. “O Pelourinho é um grande cartão de visitas, foi cantando lá que um empresário me levou para uma turnê pelo exterior, ainda mais nessa época – verão –, em que turistas e baianos lotam os largos e querem a música de qualidade e regional. Estou com uma expectativa muito boa e pretendo fazer o melhor show da minha vida”, conta alegre Firmino.
Seu último trabalho é o CD Samba de Raiz, que, apesar do título, inclui música romântica, samba de raiz, chula, ijexá. Neste trabalho, Firmino resgata nomes como Zé Pretinho da Bahia, Toti Gira e Melodia Costa em 14 músicas inéditas e a regravação de Você Abusou, de Antonio Carlos & Jocafi, em ritmo de salsa. É um cantor eclético e traz para esse sábado a cantora Maria Luiza, grande nome do rádio brasileiro nas décadas de 70 e 80, que irá cantar Carmem Miranda. O outro convidado é Jorge Taime, um dos primeiros cantores de trio e amigo pessoal de Firmino. Evento gratuíto.

05.02 - 21 - Largo Quincas Berro d’Água, Pelourinho, Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural - fevereiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br