carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


As terças no Pelourinho são dos Afoxé
pelourinho cultural
Vários grupos vão se apresentar no Centro Histórico fazendo uma prévia do carnaval de Salvador


O Pelourinho levará ao seu público, nas terças do mês de janeiro, o projeto Terça do Afoxé, no largo Quincas Berro D’Água. Os ensaios acontecerão nos dias 11, 18 e 25, a partir das 19h, e são uma realização do programaPelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O projeto tem como objetivo reafirmar a identidade de um movimento que foi deixado para trás por conta de preconceitos e retaliações, mas que resistiu e hoje é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado da Bahia. A presidente do Afoxé Kambalagwanze, Iracema Neves, que é um dos grupos que vão se apresentar nas terças no Centro Histórico, diz que o Pelourinho Cultural reconheceu a necessidade das entidades em ‘se mostrar’. “Em um espaço consagrado como o Pelourinho, nós teremos a responsabilidade de devolver a confiança obtida com shows de qualidade, honrando o compromisso assumido e acumulando créditos para projetos futuros”.
O Afoxé Kambalagwanze foi fundado em 2002, no Barbalho. Em novembro de 2010, o grupo realizou o I AFOFEST (Festival dos Afoxés), evento chancelado pela FUNCEB que envolveu 10 entidades com o intuito de reafirmar conceitos inerentes ao segmento. Patrimônio imaterial da Bahia - No dia 17 de novembro de 2008, a Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Filhos de Gandhy encaminhou ao IPAC o pedido de inserção do segmento “Afoxés” no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. O governador Jaques Wagner, com base na lei n°. 8.895, de 16 de dezembro de 2003 (Decreto 10.039/2006), realizou Notificação Pública no dia 16 de fevereiro de 2009, abrindo processo de Registro como Patrimônio Imaterial da manifestação denominada Desfile de Afoxés. Para isso, o IPAC elaborou o Dossiê sobre o Desfile de Afoxés, manifestação cultural que será inscrita no Livro Especial de Registro de Eventos e Celebrações. O dossiê compõe o Caderno do IPAC sobre os Desfiles dos Afoxés.

O QUE SÃO OS AFOXÉS ?
Também chamado de candomblé de rua, O Desfile dos Afoxés é caracterizado pelo cortejo de rua que sai durante o carnaval. Em geral, integrantes e fundadores dos grupos de Afoxés do carnaval são vinculados a terreiros de candomblé e suas principais características são as roupas, com cores dos Orixás, as cantigas em língua Iorubá, instrumentos de percussão como atabaques, agogôs, afoxés e xequerês, além do ritmo da dança ser semelhante ao executado nos terreiros, assim como a melodia. Os cantos são puxados em solo, por alguém de destaque no grupo, e são repetidos por todos, inclusive pelos instrumentistas. Antes da saída do grupo ocorre um ritual religioso. Segundo as pesquisas do IPAC, o afoxé Embaixada da África foi a primeira manifestação negra a desfilar pelas ruas da Bahia em 1885. Atualmente, os Afoxés podem ser encontrados em Salvador, Feira de Santana, São Félix, Fortaleza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto.
Os Afoxés eram proibidos de se apresentar em horários “nobres” dos desfiles carnavalescos nos circuitos do Campo Grande e Barra-Ondina. Políticas públicas do Governo do Estado estão mudando essa situação. Entre elas, a política de inserção e apoio da Secult-Ba através do Carnaval Ouro Negro, com apoios financeiros, produção de catálogos, aumento da exibição dos desfiles em emissoras de TV, através da TVE e TV Brasil, estudos, pesquisas, livros e DVD-documentários, entre outros. Evento Gratuito.

Informamos que as atrações do projeto Terça do Afoxé que irá acontecer na próxima terça-feira, dia 08, às 19h, no Largo Quincas Berro D'Água, são FILHAS DE GANDHY e KAMBALAGWANZE. O projeto, que faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, levou ao Largo Quincas Berro D'Água a tradição dos afoxés durante quatro edições desde o mês de janeiro. O evento do dia 08.02 finaliza a temporada de apresentações.

Quando: 04, 11, 18 e 25 de janeiro 2011 - 19h
01, 08, 15 e 22 de fevereiro 2011 - 19h
Onde: Largo Quincas Berro D’Água - Pelourinho - Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural - janeiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br