carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Fim de semana da diversidade no Pelourinho Cultural
pelourinho cutural
A organização do evento, resultado da união entre o Instituto Marlin Azul – IMA e o Pelourinho Cultural.


“Um espaço democrático, onde as pessoas têm o poder de decidir o que apreciar”. A afirmação do cantor de blues Álvaro Assmar após a apresentação desse fim de semana no Pelourinho sintetiza o que foi o Centro Histórico nos últimos três dias. Um mistura de ritmos, gente e emoções. O Largo Pedro Archanjo acolheu duas gerações dedicadas ao blues: Álvaro Assmar e Eric Assmar Trio. O pioneirismo do blues e o talento novato levaram dezenas de pessoas a aplaudirem de pé a apresentação. O show fez parte da agenda do Pelourinho Cultural - Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e da política de dinamização cultural dos espaços do Centro Histórico. Alvaro e Eric apresentaram músicas de seu repertório como Rota Suicida, Armadilha, When She Was Gone, Crazy For You e Lonesome Walker. A explosão das guitarras, a afinação do baixo e o detalhismo harmônico da banda foi uma prévia do que vem pela frente, uma vez que Álvaro lançará em breve seu novo álbum, ainda sem nome definido, mas que já deve ser comercializado em novembro. “O Pelourinho Cultural nos deu a oportunidade de estar no celeiro criativo da Bahia, de aproximar o blues, considerado um estilo elitista, das pessoas comuns. Isso se chama inclusão cultural. Cultura para todos os gostos”, entusiasma-se Álvaro Assmar. E diversidade sem dúvida ditou a programação da noite. Logo em frente, no Largo Tereza Batista, a banda de rock Mensageiros do Vento fazia uma viagem pelas diversas décadas do Rock ‘n’ Roll. Durante a apresentação um vídeo com um pouco da história da música e o contexto sociopolítico das décadas de 70, 80 e 90 acompanhava o show. No repertório, Pequena Eva, da Rádio Taxi, e Tente outra vez, de Raul Seixas, além de composições próprias do grupo.
Este fim de semana foi também a oportunidade para promover a ressaca do São João. O Largo Quincas Berro D’Água foi contagiado pelo som da zabumba, sanfona e triângulo do Trio Zé Grilo e Sua Gente. Os casais animados pelo arrasta-pé mostraram que o festejo junino deixou saudade. Revelando os Brasis – Os assentos foram tomados por curiosos e convidados do IV Circuito Revelando os Brasis no último domingo, 10 de julho, realizado no Cruzeiro de São Francisco. A organização do evento, resultado da união entre o Instituto Marlin Azul – IMA e o Pelourinho Cultural, com apoio da Petrobras e do Governo Federal, criou uma sala de cinema a céu aberto para apresentação de sete vídeos de moradores do interior do estado. O objetivo do projeto, profundamente alinhado ao foco do Pelourinho Cultural, busca contribuir para a formação artística e para a produção de obras que revelem a memória e a diversidade cultural do Brasil. Esta foi a terceira vez que o Circuito visitou o Centro Histórico para mostrar os vídeos dos baianos. Para a produtora doRevelando os Brasis, Dominique Madeira, voltar à capital e apresentar no Centro Histórico é aliar o conceito do projeto, de resgate e valorização da cultura, com o berço cultural que é o próprio Pelourinho. “Aqui somos bem acolhidos pela organização, que nos possibilita apresentar o nosso trabalho de forma democrática, organizada, em um espaço onde se respira cultura. Temos uma estrutura complexa e esse apoio é muito importante para nós”. E completa: “São vídeos de pessoas que nunca tiveram acesso à linguagem do audiovisual e de repente estão aqui mostrando o seu trabalho em um caldeirão de história, cultura e arte conhecido no mundo todo. É no mínimo muito compensador”, afirma Dominique.
As exibições dos vídeos foram acompanhadas de palmas entusiasmadas e atraiu dezenas de pessoas que passavam pelo Centro Histórico. A próxima exibição será na cidade de Ibitiara, no próximo dia 12 de julho, e continua pelo interior do estado.

Fonte : Pelourinho Cultural - julho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br