carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Exposição “Percussionistas, percursos e percussões”
pelourinho cultural
Cultura e educação no Carnaval do Pelô 2011


De 03 a 08 de março de 2011 acontece o Carnaval de Salvador e, neste ano, pela primeira vez, o Carnaval do Pelô, evento promovido pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Secult-Ba), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Programa Pelourinho Cultural, terá uma abertura especial para os foliões e uma exposição de instrumentos percussivos. No dia 3 de março, quinta-feira, após a entrega das chaves para o Rei Momo, no Campo Grande, acontecerá a abertura oficial do Carnaval do Pelourinho. Com o tema Batuque no Pelô, a programação será aberta com um inédito show reunindo 17 talentosos percussionistas baianos, a Banda Didá, os meninos do Pelô e os Filhos de Ghandy, que, juntamente com a decoração especial assinada pelo artista plástico Ray Vianna, homenageará dois grandes mestres da percussão, Mestre Prego e Neguinho do Samba.
Também neste ano, o Carnaval do Pelô terá um desdobramento pedagógico a partir da exposição “Percussionistas, percursos e percussões” na sede do Pelourinho Cultural, na Casa 12, aberta de 04 a 08 de março, das 13 às 17h. Na exposição serão apresentados diversos instrumentos percussivos do acervo pessoal das três gerações de percussionistas do show de abertura - Bira Reis, Emerson Taquari, Gabi Guedes, Giba Conceição, Ivan Huol, Jorge Wallace, Leonardo Reis, Luizinho de Jejê, Magary, Orlando Costa, Peu Meurray, Tony Mola, Waltinho Cruz, e Walmir Paim.


A intenção é compartilhar com o público a história dos instrumentos, de seus criadores e tocadores e a inventividade daqueles artistas. "A perspectiva da atual Secretaria de Cultura do Estado da Bahia tem sido a de se pautar por este viés: o de que a cultura em nosso Estado é, além do oferecimento de bons espetáculos e exposições, também a possibilidade dos artistas que o fazem e do público que os assiste criar ferramentas para um conhecimento sobre a própria cultura”, afirma Simone Reis, diretora do programa Pelourinho Cultural. Durante a exposição, os visitantes receberão um livreto organizado por Cláudio Orlando Nascimento, Coordenador de Políticas Afirmativas da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), no qual constará um pouco da história de cada músico participante e cada instrumento, contada por eles mesmos. Como o conceito da exposição é inédito na Bahia, o livreto conterá também um contexto geral sobre a exposição. Orlando quer dar voz aos percussionistas, “’Todo menino do Pelô sabe tocar tambor’ afirma uma série de aspectos do local, aspectos da ancestralidade que estava batendo forte e que precisa de uma linguagem no intuito de constituir uma identidade”, afirma.

Fonte : Pelourinho Cultural - Março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br