carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Largo do Pelô reune Tony Mola, Didá, Pepeu, Lateral Elétrica, Sarajane, Bira Reis e muito mais
pelourinho cultural
Carnaval do Pelourinho 2011 - Salvador BA


O Largo do Pelourinho vai concentrar expectativas e emoções durante o Carnaval do Pelô, que acontece de 03 a 08 de março e é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC), através do programa Pelourinho Cultural. Durante os cinco dias de folia, o principal largo do Centro Histórico diversos shows, a partir das 20h. Conhecido por sua diversidade de ritmos e de estilos, o Carnaval do Pelô vai receber em seu largo principal nomes da axé music como Sarajane, o semba angolano de Magary, a percussão espetacular da Didá, o samba do Recôncavo de Mariene de Castro, o rock do Retrofoguetes, o manguebeat da Nação Zumbi e todo o talento de Lateral Elétrica com Otto. O grande show de abertura acontecerá às 21h da quinta-feira, 03. Intitulado Batuque no Pelô, em homenagem aos Mestres Prego e Neguinho do Samba, reunirá renomados percussionistas baianos. São eles: Anderson Souza, Binho Aranha, Bira Reis, Emerson Taquari, Gabi Guedes, Giba Conceição, Ivan Huol, Jonga Cunha, Jorge Wallace, Leonardo Reis, Luisinho do Jêje, Magary, Orlando Costa, Peu Meurray, Tony Mola, Waltinho Cruz, e Walmar Paim. Contará ainda com 20 integrantes da Didá, 20 percussionistas do Meninos do Pelô e 20 integrantes dos Filhos de Gandhy além do cantor Gerônimo em uma grande celebração da nossa raiz musical.

 


SEXTA-FEIRA - DIA 04/03/2011
quem se apresenta é uma conhecida do axé music, Sarajane e Aloísio Menezes. A artista é umas das pioneiras do estilo musical e seu primeiro grande sucesso, A roda, gravado em 1986, lhe rendeu uma série de participações nos programas de televisão e nas rádios brasileiras, ajudando a promover a axé music e o Carnaval de Salvador para todo o Brasil. A voz marcante de Aloísio de Menezes também marca presença no Carnaval. Elogiado por artistas como Luiz Melodia e Elza Soares, o artista reúne influências do afro-pop e samba.

SÁBADO - 05/03
O principal largo do Centro Histórico receberá Magary e Nação Zumbi. Magary é inovador e traz ritmos e influências do soul, samba reggae, samba rock e samba de bordão, resultando no particular Black Semba, inspirado no Semba de Angola. Nação Zumbi virá no show subsequente, trazendo o seu movimento manguebeat, da efervescência cultural do Recife para Salvador, flertando com a música regional e apostando em experimentos com batidas eletrônicas e os tambores de maracatu.

DOMINGO - 06/03
Se apresentarão Retrofoguetes, BaianaSystem e Pepeu Gomes. Em 2010, a Retrofoguetes foi indicada, na categoria Melhor Banda Instrumental, ao Prêmio VMB – Video Music Brasil, uma premiação musical realizada pela MTV, para os melhores de cada categoria do ramo da música. O som que a Retrofoguetes apresenta é resultado das várias influências rítmicas como a surf music, rockabilly, polka, mambo, tango, música italiana, swing jazz e muito rock’n’roll. Já o BaianaSystem e Pepeu Gomes dividirão o palco no show seguinte. O BaianaSystem é um projeto musical que explora as possibilidades sonoras da Guitarra Baiana. Esta singular guitarra foi criada nos anos 40 e foi responsável pelo surgimento de uma linguagem instrumental para interpretação de frevos, choros e outros estilos musicais. Está, portanto, vinculado ao nascimento do Carnaval como o conhecemos. Pepeu, por sua vez, fez fama na década de 70 com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuelo formou o grupo “Novos Baianos”, no qual tocava guitarra, compunha músicas e fazia os arranjos juntamente com Moraes. O “Novos Baianos” revolucionou o Carnaval de rua da Bahia.

SEGUNDA - 07/03
Largo do Pelourinho será tomado pelo ritmo contagiante da Lateral Elétrica e Otto. A Banda Lateral Elétrica promete animar a noite com muito frevo baiano, um som pra deixar qualquer tristeza pra lá. Em seguida sobe ao palco o ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e da mundolivre s/a, Otto, que viu nascer o manguebeat, ritmo criado pelo saudoso pernambucano Chico Science. No Pelô ele apresentará um som embalado por influências locais, e pelo resgate de ritmos brasileiros fundidos ao som eletrônico. Além disso, quem também se apresenta é Fred Menendez iniciou sua carreira musical aos 13 anos e aos 14 já era solista do Trio Elétrico Misto Quente, passando por outros Trios Elétricos, como o Top 69 e Chuks. Foi discípulo de Osmar Macedo, um dos pais do trio elétrico e inventor da guitarra baiana.

TERÇA - 08/03
Dia Internacional da Mulher, o Pelourinho Cultural faz a sua homenagem a todas as mulheres com uma programação muito especial. Tocam no Centro Histórico nesta noite a banda Didá e Mariene de Castro. Além de fazer música, a Didá é um projeto criado pelo maestro Neguinho do Samba, sem fins lucrativos, em 1993 e que atua promovendo, gratuitamente, atividades educativas. O principal resultado da Didá é a sua banda, formada exclusivamente por mulheres, que chamam a atenção por sua força percussiva, ritmo contagiante e indumentária que homenageia a princesa Anastácia, uma guerreira negra trazido escrava ao Brasil em canções que exaltam o povo brasileiro. Mariene de Castro, também comprometida com a valorização das raízes musicais brasileiras, recupera influências do samba do Recôncavo, trazendo samba de roda, marujada, ternos de reis, repente, ijexá, côco, maracatu e ciranda, construindo uma sonoridade própria, singular e cheia de tradição.
Diversidade não vai faltar neste Carnaval do Pelô. “O Pelourinho é um lugar de referência cultural onde encontramos uma diversidade de movimentos artísticos. O Pelourinho Cultural por sua vez realiza uma busca contínua por atender às demandas dessa comunidade e abranger a diversidade não somente deste lugar, como do nosso estado e do nosso povo”, afirma Simone Reis, diretora do Pelourinho Cultural, prometendo um Carnaval cheio de cultura e alegria.

Fonte : Pelourinho Cultural - Março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br