carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Bloco Olodum atrai baianos e turistas para o Circuito Batatinha nesta sexta-feira (04)
Carnaval de Salvador - Bahia 2011




A noite de Carnaval de hoje (04) no Centro Histórico de Salvador, começa ao som das batidas percussivas e do consagrado samba-reggae do Olodum, um dos mais importantes e representativos blocos afros baianos, a partir das 20h, no circuito Batatinha. Criado por moradores do Pelourinho há 31 anos, o Olodum a cada Carnaval se reafirma como um notório espaço da expressão cultural do continente africano em Salvador, capital que abriga o maior percentual de negros fora da África.
Se nos primeiros anos do Olodum apenas moradores do Pelourinho iam atrás do bloco a fim de celebrar a herança cultural africana, atualmente milhares de foliões, entre turistas e soteropolitanos, festejam e prestigiam a diversidade cultural de Salvador junto com os percussionistas e com os vocalistas Lucas Difiori, Nadjane e Mateus Vidal. A iniciativa do Carnaval do Pelô 2011 é do Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e programa Pelourinho Cultural, com aporte de R$ 1,6 milhão. A festa acontece até terça, dia 8, sempre das 16h às 02h da madrugada.



A programação é formada por 95 atrações e 200 horas de festa. Nas 14 ruas do Pelourinho ocorrem desfiles de fanfarras, blocos, bonecões, bandas e caretas, perfazendo trajeto de 2,5 km. Nos quatro palcos montados nos largos internos apresentam-se atrações como Nação Zumbi, Baiana System com Pepeu Gomes, Retrofoguetes, Mariene de Castro, o cantor e compositor Otto, as bandas Diamba e Didá, entre dezenas de outros, além do Carnaval Infantil na Praça das Artes. Participam diretamente da folia, 171 profissionais na organização e operação. Mais informações sobre estão nos sites www.pelourinho.ba.gov.br e www.carnaval.ba.gov.br. Para baixar gratuitamente as fotos do Carnaval do Pelô 2011, acesse http://www.flickr.com/photos/secultba/.

Fonte : Pelourinho Cultural - março 2011

volta | contato
www.carnaxe.com.br