A exposição “Percussionistas, Percursos e Percussões”, que apresenta um pouco da história da percussão na Bahia através de instrumentos do acervo pessoal de músicos de três gerações de percussionistas baianos, irá continuar aberta à visitação após o carnaval. Inicialmente prevista para funcionar até hoje (08), por conta de sucesso da exposição, a direção do Programa Pelourinho Cultural decidiu ampliar o prazo para visitação. Após o carnaval, ainda será possível acessar a mostra nos dias 10 (quinta) e 11 (sexta), das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita.
Uma das novidades deste ano para o Carnaval do Pelô, a exposição “Percussionistas, Percursos e Percussões” funciona no Largo do Pelourinho, nº. 12, e é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e do programa Pelourinho Cultural. A mostra consta de 17 instrumentos de percussão, cada um escolhido dentre o próprio acervo dos 17 músicos que compuseram o show “Batuque no Pelô”, na abertura do Carnaval do Pelô em homenagem à percussão e com ênfase nas figuras de Mestre Prego e Neguinho do Samba.
Para a diretora do Pelourinho Cultural, Simone Reis, o Centro Histórico se constitui como um espaço relevante para a produção cultural e artística de Salvador. “O Pelô propicia uma significativa contribuição nesse aspecto, especialmente, porque guarda, produz e reinventa as histórias e culturas dos povos que nos constituíram, principalmente dos nossos antepassados africanos”, diz. A exposição deu origem ainda a um catálogo que é disponibilizado ao público que comparece à sede do Pelourinho Cultural para conferir a mostra.
Evento Gratuito.
Onde: Largo do Pelourinho, nº 12, sede do programa Pelourinho Cultural, Salvador BA
PROGRAMAÇÃO COMPLETA confira aqui
Fonte : Pelourinho Cultural - março 2011
volta | contato
|