carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Espetáculo Sorria... você está na Bahia
pelourinho cultural
Duas apresentações no Centro Histórico


Com o objetivo de sensibilizar o público para o papel da mulher na sociedade, usando como recorte a desvalorização imposta pela cultura de massa, o espetáculo Sorria... Você está na Bahia realiza duas apresentações, hoje (18) e no dia 25 de março, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, às 21h. O show faz parte do Edital Tô No Pelô – Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba), em parceria com o Programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
O espetáculo, dirigido e concebido pela coreógrafa e bailarina Norma Santana, une dança contemporânea com a multimídia, onde teatro, vídeo e música dialogam entre si, abrindo espaço para discutir a imagem da mulher e suas consequências sociais. Lança um olhar crítico sobre o nosso cotidiano e o tratamento dado às mulheres em algumas canções regionais nascidas na Bahia. A sexualidade e vulgaridade das composições passam uma imagem de mulher-objeto, em uma posição social inferior a do homem.
Norma Santana resolveu trabalhar o assunto de forma artística e que ainda é pouco explorado na área da dança, abordando temas como a gravidez adolescente, o amadurecimento precoce, a pedofilia e muitas implicações sociais e psicológicas que ganham cada vez mais proporção em diversas partes do mundo. O elenco conta com Asa Malmstrom (Rosa), Norma Santana, Stephanie Emmanuela e Sueli Paixão, com iluminação de Gerard Laffuste, efeitos especiais sob responsabilidade de Flitz Gutmann e trilha sonora original de Adilson Borges e Norma Santana. “Sinto a necessidade de dialogar com esse assunto, sem a pretensão de fechar a questão e sim abrir espaço para discutir sobre o tema. A mulher, tanto na mídia quanto no dia a dia é submetida ao silêncio, projetada em imagens estereotipadas e idealizadas da feminilidade”, explica a diretora. Entrada: 1Kg de alimento não perecível ou R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

MÔNICA SANTANA
Profissional das artes, iniciou seus estudos em 1995, na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, licenciou-se em Dança pela Universidade Federal da Bahia e tem formação de atriz pelo curso livre de Teatro da UFBA. Como intérprete em apresentações nacionais e internacionais, participou das principais companhias de dança contemporânea e popular, como Companhia Viladança, Orquestra Afro Baiana, Companhia Maracás, Grupo Interart, Companhia Dance Brazil, Núcleo de Investigação Coreográfica João Perene e Ballet do TCA. Atualmente assina a Coreografia e Direção Geral do Espetáculo “Sorria... Você Está na Bahia”.

QUANDO : 18 e 25 de março 2011 - SEX - 19h
ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural - março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br