carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


OSBA realiza concerto com participações da pianista Cristina Ortiz e de músicos do Olodum
bastidores da folia


Sob regência do maestro Carlos Prazeres, a Orquestra executa composições de Brahms e dos brasileiros W. Gomes e Villa-Lobos. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza neste mês de novembro duas apresentações com as participações da pianista baiana, radicada na Inglaterra, Cristina Ortiz e de músicos do Olodum. O primeiro concerto acontece dia 11 de novembro, às 20 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Sob regência do maestro Carlos Prazeres, a OSBA executa repertório com composições de Brahms e dos brasileiros W. Gomes e H. Villa-Lobos. A estreia da obra de W. Gomes, Sonhos Percutidos, foi em 2006, também com um encontro da OSBA e do Olodum, na Concha Acústica do TCA. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira). Depois de Salvador, a OSBA se apresenta com os convidados no prestigiado Festival Villa-Lobos, dia 26 de novembro, às 21 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e inclui, além de obras de Villa-Lobos, peças dos compositores baianos Welington Gomes e Lindembergue Cardoso.

OSBA 30 anos - Para o diretor artístico da OSBA, Carlos Prazeres, a presença da Cristina Ortiz na temporada é uma grande honra, pois além de ser “uma das maiores pianistas da atualidade, Cristina é baiana, o que torna o evento ainda mais especial”. Em 2012 a OSBA completa 30 anos, que serão comemorados em alto estilo, anuncia o maestro. As Séries da OSBA apresentarão artistas internacionais que se apresentam regularmente com as melhores orquestras do mundo. E dentro desta prestigiada temporada, uma homenagem aos 100 anos de Jorge Amado e um ciclo com todas as sinfonias de Beethoven. “Também teremos outras boas surpresas que colocarão a OSBA entre as primeiras orquestras do Brasil e com uma programação de nível internacional”, completa.
Carlos Prazeres destaca a importância do convite para a 49ª edição do Festival Villa-Lobos. “Levar o melhor da cultura baiana para o Rio de Janeiro é um privilégio e ninguém fará isso melhor do que a OSBA. Misturar o carioca Villa-Lobos aos baianos Wellington Gomes e Lindembergue Cardoso é o que eu chamo de uma verdadeira confraternização musical”, destaca. A OSBA é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Cultural e do TCA.

DESTAQUES DO PROGRAMA
Do compositor baiano Wellington Gomes, a OSBA executará nas apresentações Sonhos Percutidos, uma obra de 2006, cuja ideia surgiu da possibilidade de unir a temática rítmica e a sonoridade dos tambores da Banda Olodum e a sonoridade de uma orquestra sinfônica, conjuntos de natureza e concepção cultural contrastantes. De Villa-Lobos, está no programa Choros n.6, que descreve inicialmente o Carnaval do Rio de Janeiro, passa depois pelas cidades interioranas lembrando valsas e modinhas de seresteiros em coretos e praças. Também é uma evocação da natureza: sugere os rios e a vegetação da mata atlântica e termina como começou: na apoteose carnavalesca da avenida carioca. Dedicada a Arminda Neves d’Almeida (esposa do compositor), teve sua estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1942 sob a regência do próprio autor.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Cristina Ortiz (Piano)
Participação de músicos do Olodum

QUANDO : 11 de novembro 2011 - sex - 20h
ONDE : Sala Principal do Teatro Castro Alves, Salvador BA
- BRAHMS – Concerto nº 1 para piano e orquestra em Ré menor, Op.15
- W. GOMES – Sonhos Percutidos
- H. VILLA-LOBOS – Choros nº 6

QUANDO : 26 de novembro 2011 - 21h
ONDE : Teatro Municipal do Rio de Janeiro RJ
- LINDEMBERGUE CARDOSO – Ritual
- H. VILLA-LOBOS – Mômoprecóce: fantasia para piano e orquestra, A240
- W. GOMES – Sonhos Percutidos
- H. VILLA-LOBOS – Choros nº 6

Ingresso (inteira): R$ 20,00 Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) Regente: Carlos Prazeres

Fonte : Secretaria da Cultura da Bahia - novembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br