carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Comemorações do mês da Consciência Negra
pelourinho culrural
Centro de Culturas Populares e Identitárias


Além das atrações diversificadas que compõem a agenda do CCPI, este mês haverá celebrações artísticas e musicais de matrizes africanas A agenda de atrações do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) para este mês de novembro será de celebração, através das comemorações do mês da Consciência Negra. Demonstrações artísticas, com a exibição de peças teatrais e muita música com enfoque nas matrizes africanas fazem parte da diversidade cultural proposta pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que começam a partir da próxima terça-feira, dia 1º até 30 de novembro, em todos os largos do Pelourinho. Além da valorização e respeito à cultura afro, a agenda do CCPI também abre espaço para a diversidade de ritmos como o samba e o pop-rock. A solidariedade também está nas ações do Centro, que acolhe projetos que arrecadam leite e destinam a algumas instituições de caridade.

Mês da Consciência Negra – Homenagens e celebrações às raízes africanas são apoiadas o ano inteiro pelo CCPI. Porém, neste mês de novembro, o Centro preparou atrações que reforçam mais o conhecimento para a cultura afro e incluiu em sua agenda peças teatrais e atrações musicais, como o músico e percussionista Magary Lord, que fará duas apresentações solo no Pelourinho. O cantor e compositor é um dos articuladores do projeto Cabeça de Nós Todos, que objetiva ressaltar a produção conjunta de consagrados artistas baianos como Saulo Fernandes e Jau. Figura conhecida do Centro Histórico, local onde mora e coleciona amigos e histórias, Aloísio Menezes também se apresenta neste mês de novembro, acompanhado de Antônio Portella, ou simplesmente Portela Açúcar, com a banda Afro Batá. O CCPI apoia projetos como o Mandinga Soul, idealizado pelo músico, cantor, compositor, ator e arranjador soteropolitano Márcio Dread. O artista mistura o reggaeton com o samba reggae, hip hop ao afoxé, capoeira ao soul, musica afrobrasileira e a música afrocaribenha, tendo sempre como referencia a essência da cultura afro mundial. O Cortejo Afro também se apresentará neste mês da Consciência Negra com seu bloco e banda de percussão, além de apresentar o Seminário de Religiosidade Pano da Costa. Trata-se de uma atividade multidisciplinar para discutir aspectos da religiosidade afrobrasileira, exibir a produção estética dos blocos afros e reafirmar os valores da cultura de matriz africana. Diversificando as linguagens artísticas, a agenda de novembro conta ainda com as peças teatrais As Feministas de Muzenza e Iauretê. O espetáculo As Feministas de Muzenza – Uma Comédia Afro Baiana, por exemplo, é político e inteligente, escrito por Cleide Mendes e dirigido por Luis Bandeira. Montado somente com atores masculinos, o texto fala da tentativa de criação de um movimento feminista em meio a divergências de opiniões entre as próprias mulheres, que defendem os homens da cidade de Muzenza. É desenrolado em textos divertidos, valorizando as heranças da miscigenação baiana. Já Iauretê, que marca os 33 anos do grupo de teatro Palmares Iñaron, aborda uma poética antropológica afroindígena e convida o público para participar de uma celebração cênico-musical em que a reflexão sobre ancestralidade e contemporaneidade é determinante. A peça é uma livre adaptação do conto Meu Tio o Iauaretê, de Guimarães Rosa e da obra literária Maíra, de Darcy Ribeiro.

Agenda para todos os públicos, começando pelo samba – As atrações promovidas pelo CCPI agradam àqueles que curtem do samba à salsa, passeando pelo reggae e pela música eletrônica. A sambista Juliana Ribeiro continua com a temporada de apresentação do seu mais recente trabalho, o CD Amarelo. Samba de qualidade quem faz também é o grupo Sangue Brasileiro, criado há quatro anos. O nome traz a ideia de que todo brasileiro deixa correr solto em suas veias um pouco do autêntico samba. O ritmo como instrumento de incentivar a solidariedade. Essa é a proposta do projeto Seja Também um Sambista, que reuniu pessoas que tocam o estilo musical aliado à prática da ação social, com a arrecadação e doação de alimentos para entidades diversas. A agenda do CCPI trará mais samba com Neto Balla, que apresentará seu show Bahia de Todos os Sambas. O projeto tem o objetivo de propagar o ritmo dos bambas da Bahia para o público local e o artista levará para o Pelourinho todas as vertentes do samba, incluído a chula, o samba reggae, e o samba de roda, além de fazer releitura de várias pérolas do samba e do partido alto. Música eletrônica e Salsa no PelourinhoO Pelourinho também abrigará a cena eletrônica com o Justine Lloyd Ankai Mac Aidoo, mais conhecido como DJ Sankofa. O artista, natural de Ghana, vem difundindo a cultura africana, principalmente através da união entre música e dança. Seu setlist é composto por ritmos africanos, a exemplo do high life, hip life, semba, juju music, funana, kizomba, ritmos afrolatinos mesclados com o nosso samba de roda, samba rock, afropop e forró pé de serra. A variedade de estilos e de oportunidades para que os mais diversos públicos possam comparecer ao Pelourinho prossegue em ritmo de salsa, o “tempero”, com o grupo soteropolitano Salsaborn.

CCPI recebe também o Projeto Conexão Vivo, o cantor e compositor Luiz Galvão (ex-Novos Baianos) e TatauValorizando os instrumentos como forma de manifestação cultural, o CCPI receberá, neste mês de novembro, a etapa instrumental do projeto Conexão Vivo, trazendo grupos expressivos do cenário percussivo brasileiro como a Orkestra Rumpilezz (BA) e a Misturada Orquestra (MG). O Pelourinho recebe novamente a energia, sabedoria e irreverência do ex-integrante dos Novos Baianos, Luiz Galvão. Dessa vez, o artista se apresentará com o projeto “4 Décadas com a Palavra Novos Baianos no Ar”. Outro que retorna ao Pelourinho, agora com um novo projeto, é Tatau. O artista encabeça o projeto “Lá vou eu Verão” e promete agitar o público até o início da estação mais quente do ano. Pop-rock e reggae também na agenda do PelourinhoO CCPI também abre seus espaços para o que há de melhor no cenário do pop-rock baiano, com a banda Drama Urbano. Seu novo trabalho, lançado neste ano de 2011, aborda o cotidiano da vida nas cidades, com temas como o trânsito, a poluição, a violência e a injustiça social. O reggae do cantor e compositor feirense Dionorina também compõe a agenda do CCPI. Com seu novo trabalho “Dionorina Nu”, composto de oito faixas inéditas, o artista parte para uma linguagem sem compromissos mercadológicos e sim com a boa música, trazendo no seu repertório parcerias com Edu Casanova, Jorge Papapá, Jota Anderson, dentre outros.
Algumas Atrações – Will Carvalho, Banda A Mulherada, Bando Velho Chico, Surdo Virado, Bankoma, Olodum, Dia “D” do Reggae, projeto Simples Rap’ortagem e convidadas, Sangue Brasileiro, banda Viola de Marujo, Muzenza, Catadinho do Samba, Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Os Negões, Malu Soares, projeto Pelô que Toca e Dança – Tambores do Pelô, O Círculo, Célia França, Dino Gama dentre outros artistas.

O QUE : Will Carvalho
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 01 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Mandinga Soul
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 01 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Neto Balla – Bahia de Todos os Sambas
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 01 de novembro 2011 - 20h30
QUANTO : Gratuito

O QUE : Salsaborn
ONDE : Largo Terreiro de Jesus
QUANDO : 01 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Bando Velho Chico – Cantos e encantos do nordeste
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 03 de novembro 2011 - 19h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Luiz Galvão – 4 Décadas com a Palavra Novos Baianos no Ar
ONDE : Largo Tereza Batista
QUANDO : 03 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Conexão Vivo – Etapa instrumental
ONDE : Praça das Artes
QUANDO : 03 de novembro 2011 - 18h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Simples Rap’Ortagens e convidadas
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 04 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Os Negões
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 04 de novembro 2011 - 20h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Conexão Vivo – Etapa instrumental
ONDE : Praça das Artes
QUANDO : 04 de novembro 2011 - 18h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Pelô que Toca e Dança – Tambores do Pelô
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 05 de novembro 2011 - 09h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Filhos de Marujo
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 05 de novembro 2011 - 20h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Conexão Vivo – Etapa instrumental
ONDE : Praça das Artes
QUANDO : 05 de novembro 2011 - 18h
QUANTO : Gratuito

O QUE : Conexão Vivo – Etapa instrumental
ONDE : Praça das Artes
QUANDO : 06 de novembro 2011 - 18h
QUANTO : Gratuito

O QUE : A Noite do DJ Sankofa
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 07 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : : Gratuito

O QUE : Afro Batá Passeia Pelas Praças de Amado
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 08 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : : Gratuito

O QUE : Grupo Sangue Brasileiro
ONDE : Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 08 de novembro 2011 - 21h
QUANTO : : Gratuito

O QUE : Nossa Metade
ONDE : Terreiro de Jesus
QUANDO : 08 de novembro 2011 - 19h
QUANTO : : Gratuito

O QUE : Orquestra Maestro Fred Dantas
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 09 de novembro 2011 - 20h
QUANTO : : Gratuito

O QUE : Espetáculo Iauretê
ONDE : Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 10 de novembro 2011 - 19h
QUANTO : : Gratuito

Fonte : Pelourinho Cultural - novembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br