carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Olodum, Lazzo e Bankoma encerram programação do Afro XXI
pelourinho culrural
A programação de novembro seguirá com reggae, samba e música instrumental


Ontem, dia 20 de novembro, o Pelourinho recebeu as últimas atrações culturais do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) acolheu nos Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água e Tereza Batista a festa que lembrou o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado ontem. Nomes fortes da cultura afrobrasileira e expoentes da música negra baiana como Lazzo Matumbi, Bankoma e Olodum conduziram a programação da noite. O Centro Histórico ficou pequeno para a quantidade de pessoas que foi ao Pelourinho prestigiar a agenda cultural do dia. No Largo Pedro Archanjo, Lazzo Matumbi, um dos grandes representantes da musicalidade negra na Bahia, convocou a população para a reflexão. “É muito importante que, depois dessa manifestação, possamos refletir sobre nossas ações enquanto afrodescendentes. Está na hora de nos importarmos de verdade com nossa situação e fazer valer as lutas de Zumbi”, pontuou. O Largo foi tomado por um clima de celebração e reflexão. Para a professora Carla Gonçalves, o dia era muito mais do que comemoração. “Hoje é dia de alegria, mas também de lembrar as nossas lutas, de exigir reparação. Este lugar, o Pelourinho, que um dia foi de sofrimento, se volta para acolher a festa de um povo que tem muito a conquistar ainda”, explicou. Uma das atrações mais disputadas da noite foi a apresentação do Bloco Afro Olodum, que comandou a festa no grande palco armado no Largo do Pelourinho. O público compareceu em grande número e permaneceu até o início da madrugada. O vendedor Luis Augusto Soares levou a filha de quatro anos. “Trouxe minha pequena para que ela comece a entender de fato o que representa este dia. É o primeiro ano dela aqui no Pelô, mas espero que possamos voltar mais vezes. A festa está muito boa”, contou.

No Baile Black, promovido no Largo Quincas Berro d’Água, a surpresa foi o entusiasmo de Liliana Santos, de 74 anos, que comandava os passos de dança na frente do palco. “O dia merece toda a minha energia”, disse. “Sou frequentadora do Pelourinho. Sempre venho de São Caetano, onde moro, para prestigiar a festa. Sou mulher negra, da periferia da cidade, e hoje é o meu dia”. A programação também contou com o Ensaio do Bloco Afro Bankoma no Largo Tereza Batista e amanhã, terça-feira, dia 22 de novembro, segue com a programação de novembro com o Dia do Reggae que trará a banda Manos Pretos, Dissidência e Leves & Soltos no Largo Pedro Archanjo; o multi-instrumentista Gabriel Leite, no Tereza Batista; Sangue Brasileiro, no Quincas Berro d’Água e Catadinho do Samba, no Largo Terreiro de Jesus.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Fonte : Pelourinho Cultural - novembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br