A Prefeitura de Salvador lança oficialmente, no próximo dia 19, o Carnaval 2012 ao mercado nacional. Voltado para o trade turístico, produtores culturais, imprensa, além de profissionais da área de marketing e entretenimento, o evento acontece na Estação São Paulo, na capital paulista (Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros), com um pocket show de música baiana, além da presença dos cantores Moraes Moreira e Saulo Fernandes, da banda Eva.
“O Carnaval é uma demonstração da nossa capacidade de organização de eventos de grande porte, com segurança, transporte, limpeza, sanitários, iluminação especial, manutenção de vias, ordenamento, entre outros serviços da Prefeitura que moradores e turistas elegiam a cada ano”, destaca o prefeito João Henrique, acrescentando que todas as secretarias de ponta montam estruturas especiais e atuam de forma coordenada para garantir o sucesso da festa.
No próximo ano, a maior festa de rua do mundo – conforme o Guiness Book – acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. O tema “O País do Carnaval” foi definido, em julho, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho do Carnaval.
De acordo com o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, durante os 7 dias de folia, são esperados 2 milhões de pessoas (500 mil turistas nacionais e internacionais) nos 25 km de avenidas, ruas e praças de Salvador, a geração de mais de R$ 1 bilhão em negócios e a taxa de ocupação hoteleira entre 90% e 100%. “A Prefeitura vem adotando várias ações integradas com todos os órgãos que atuam diretamente na organização, fiscalização e operacionalização da festa, além de manter o diálogo com as entidades carnavalescas e os artistas locais”.
Segundo Tinoco, uma das ações já definidas, inclusive, é a participação de 458 atrações e entidades no carnaval de 2012. “Eles se apresentarão nos três circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), nos espaços alternativos (palcos do samba, do rock e das orquestras, desfile de fantasias e programação especial infantil) e nos carnavais de bairros”.
HOMENAGEM
O centenário do escritor baiano Jorge Amado será o grande homenageado no Carnaval de Salvador no próximo ano. Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul do Estado, em 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, cuja obra foi publicada em 49 idiomas e em 52 países, influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, o teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.
O escritor abordou o Carnaval em muitos aspectos da sua obra, desde o primeiro romance “O País do Carnaval”, publicado em 1931, passando pelo conto “História do Carnaval” publicado em 1945, e por personagens como Vadinho em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1966 – estrelado no cinema dez anos depois por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
Em outras oportunidades, Jorge Amado foi homenageado como no enredo “Bahia de Jorge Amado” da Escola de Samba Lins Imperial, no Rio de Janeiro, em 1972; como sócio benemérito do Afoxé Filhos de Gandhy, em 1977; pelo bloco Dengo da Bahia, que apresentou o enredo “Bahia de Jorge Amado”, no Carnaval de Salvador de 1982; no enredo “Jorge Amado – Axé, Brasil” da Escola de Samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, em 1989; e no tema “Tieta do Agreste”, no Carnaval de Salvador de 1997.
patrocínio
Além de alavancar o turismo em Salvador, o Carnaval movimenta o comércio e a área de serviços, gerando mais de 210 mil empregos temporários – número que corresponde a 7% da população de Salvador e Região Metropolitana. Por ser a maior festa de rua do mundo, é cada vez maior o número de empresários que vêem no Carnaval a oportunidade de consolidar e dar maior visibilidade da sua marca e a imagem de suas empresas durante os sete dias de folia.
São mais de 2 mil profissionais da imprensa credenciados, 255 horas de mídia espontânea em redes de televisão, revistas, sites e jornais nos três circuitos – Osmar, Dodô e Batatinha – e em espaços alternativos, que giram em torno de R$ 60 milhões, além da visibilidade dos patrocinadores em 40 dias de veiculação de peças instaladas nas principais vias e acessos da cidade, e dos circuitos oficiais e alternativos. “A captação pública de recursos privados para Salvador passou de R$ 7,5 milhões em 2009 para R$ 15,6 milhões em 2011”, ressalta o dirigente da Saltur.
Todas as cotas de patrocínio do Carnaval de Salvador é agenciada e comercializada, desde o ano passado, pelo consórcio OCP/Mago – conduzido pelos executivos Antônio Barreto Jr., Paulo Salum, Bruno Duarte, Fabio Duarte e Alexandre San Galo. “Desde 2010, estamos realizando captações recordes na história do Carnaval de Salvador. Atribuímos os bons resultados a um trabalho constante, ao aprimoramento da estratégia de abordagem ao mercado, à qualidade da entrega das propriedades negociadas e à inclusão efetiva de ações de comprometimento social”, explica Alexandre San Galo.
Fonte : Ascom/Saltur - outubro 2011
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