carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Jorge Amado, tema do Carnaval de Salvador
bastidores da folia
Prefeitura de Salvador lança oficialmente Carnaval 2012 ao mercado nacional


Maior festa de rua do planeta acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado A Prefeitura de Salvador lança oficialmente, no próximo dia 19, o Carnaval 2012 ao mercado nacional. Voltado para o trade turístico, produtores culturais, imprensa, além de profissionais da área de marketing e entretenimento, o evento acontece na Estação São Paulo, na capital paulista (Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros), com um pocket show de música baiana, além da presença dos cantores Moraes Moreira e Saulo Fernandes, da banda Eva.

“O Carnaval é uma demonstração da nossa capacidade de organização de eventos de grande porte, com segurança, transporte, limpeza, sanitários, iluminação especial, manutenção de vias, ordenamento, entre outros serviços da Prefeitura que moradores e turistas elegiam a cada ano”, destaca o prefeito João Henrique, acrescentando que todas as secretarias de ponta montam estruturas especiais e atuam de forma coordenada para garantir o sucesso da festa. No próximo ano, a maior festa de rua do mundo – conforme o Guiness Book – acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. O tema “O País do Carnaval” foi definido, em julho, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho do Carnaval.

De acordo com o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, durante os 7 dias de folia, são esperados 2 milhões de pessoas (500 mil turistas nacionais e internacionais) nos 25 km de avenidas, ruas e praças de Salvador, a geração de mais de R$ 1 bilhão em negócios e a taxa de ocupação hoteleira entre 90% e 100%. “A Prefeitura vem adotando várias ações integradas com todos os órgãos que atuam diretamente na organização, fiscalização e operacionalização da festa, além de manter o diálogo com as entidades carnavalescas e os artistas locais”. Segundo Tinoco, uma das ações já definidas, inclusive, é a participação de 458 atrações e entidades no carnaval de 2012. “Eles se apresentarão nos três circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), nos espaços alternativos (palcos do samba, do rock e das orquestras, desfile de fantasias e programação especial infantil) e nos carnavais de bairros”.

HOMENAGEM
O centenário do escritor baiano Jorge Amado será o grande homenageado no Carnaval de Salvador no próximo ano. Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul do Estado, em 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, cuja obra foi publicada em 49 idiomas e em 52 países, influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, o teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. O escritor abordou o Carnaval em muitos aspectos da sua obra, desde o primeiro romance “O País do Carnaval”, publicado em 1931, passando pelo conto “História do Carnaval” publicado em 1945, e por personagens como Vadinho em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1966 – estrelado no cinema dez anos depois por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
Em outras oportunidades, Jorge Amado foi homenageado como no enredo “Bahia de Jorge Amado” da Escola de Samba Lins Imperial, no Rio de Janeiro, em 1972; como sócio benemérito do Afoxé Filhos de Gandhy, em 1977; pelo bloco Dengo da Bahia, que apresentou o enredo “Bahia de Jorge Amado”, no Carnaval de Salvador de 1982; no enredo “Jorge Amado – Axé, Brasil” da Escola de Samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, em 1989; e no tema “Tieta do Agreste”, no Carnaval de Salvador de 1997.

TEMA O PAÍS DO CARNAVAL - 100 ANOS DO ESCRITOR JORGE AMADO
confira aqui

Fonte : Prefeitura Municipal de Salvador - outubro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br