carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Orquestras Xangô e Fred Dantas retornam ao Pelô
pelourinho culrural
Orquestras de Reginaldo de Xangô e Fred Dantas marcam o retorno do estilo ao Pelourinho


O ritmo dançante das orquestras voltará a animar o Centro Histórico de Salvador. A atração está na agenda cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que por meio do Pelourinho Cultural, acolhe a Orquestra de Reginaldo de Xangô, nesta quarta-feira, dia 5 de outubro e a de Fred Dantas, dia 19 de outubro. As duas apresentações ocorrerão no Largo Pedro Archanjo, às 20h, e contemplam uma das grandes políticas do CCPI que é apresentar uma programação cultural voltada também para o público da Terceira Idade. As orquestras são velhas conhecidas do Centro Histórico e, de acordo com o Maestro Reginaldo de Xangô, essa modalidade lançou diversas etapas culturais da programação do Pelô. “É com grande prazer que retornamos ao Pelourinho e a minha orquestra especialmente reabrirá a programação da modalidade musical e dançante do Centro Histórico. Não existe honra maior. Só temos que agradecer à organização cultural dos largos”, pontua. A apresentação da Orquestra de Reginaldo de Xangô promete transformar o Largo Pedro Archanjo em um verdadeiro salão de dança. “Os pés de valsa que lotam as academias estão todos mobilizados para a apresentação que terá como convidados a dupla Camila e Alvinho, que levará em seu repertório músicas de tango, samba de gafieira, salsa e outros ritmos dançantes”, conta. O dia também será de reconhecimento, uma vez que o grupo premiará com um troféu nomes da dança de salão que alegram as pistas de dança nos diversos cantos de Salvador.
Outra grande atração prevista é a Orquestra do Maestro Fred Dantas, no dia 19 de outubro, e que promete um baile dançante dedicado à cantora Claudete Macedo. O fotógrafo Sérgio Benutti também será homenageado e fará uma performance especial dançando clássicos de salão como Cerejeira Rosa e La Virgen de Macarena. Claudete surgirá durante esse momento interpretando clássicos de Batatinha, Riachão, Valmir Lima e Zé Pretinho – grandes compositores de samba da Bahia. O Triunfo de Claudete – A cantora Claudete Macedo contabiliza dez discos compactos gravados, três LPs e excursionou por todo o Brasil e Portugal com sua obra musical. Recentemente participou do Baile da Independência, com a Orquestra Fred Dantas, no Campo Grande, sendo ovacionada pelo público. Claudete possui diversos triunfos. O primeiro deles se dá como mulher, mãe e avó. Seu triunfo se dá pela coragem, após longa trajetória na música baiana, tendo gravado com o grupo de Vanguarda Raposa Velha, resolver se radicar no Canadá, onde integrou a banda do famoso Cirque de Soleil. Residir no Largo do Pelourinho, bem em frente à Igreja do Rosário dos Pretos, de cuja irmandade faz parte, de longa data, de ver novas cantoras dando continuidade ao seu estilo, ver outros filhos e netos no mundo da arte, de participar de organizações religiosas e artísticas na sua comunidade e se manter firme e atuante no cenário da música na Bahia, é também um grande triunfo. Por isso nome do espetáculo que poderá ser conferido por meio da Orquestra de Fred Dantas – O Triunfo de Claudete. “A oportunidade é para ver Claudete e escutá-la cantar, saudando Xangô, seu orixá, com a mesma ênfase que canta Também Sou teu Povo, Senhor na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. E festejar esse retorno da Orquestra Fred Dantas ao seu lar no Pelourinho”, finaliza Fred Dantas.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

ORQUESTRA REGINALDO DO XANGÔ
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quando: dia 05 de outubro 2011 - QUA - 20h - Gratuito

ORQUESTRA FRED DANTAS
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quando: dia l19 de outubro 2011 - 20h - Gratuito

Fonte : Pelourinho Cultural - outubro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br